23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

São Manuel comemora a 70ª edição da tradicional festa de Corpus Christi

São Manuel comemora neste ano, a 70ª edição da tradicional festa de Corpus Christi, uma das festas religiosas mais tradicionais do Brasil. Para comemorar essa data especial e significativa, foi lançado um selo postal, com o objetivo de preservar nossa história, inserindo a cidade no meio cultural, artístico e religioso do país.

A festa terá inicio nesta quarta-feira (30), a partir das 19h, com show ao vivo, praça de alimentação e comércio de alimentos e brinquedos para crianças. O tema deste ano será “Por Cristo, com Cristo e em Cristo somos todos irmãos” e contará, ao todo, com onze tapetes, cinco passadeiras e dois altares que realizarão reproduções de trabalhos confeccionados ao longo desses 70 anos de festa.

O trabalho de riscar os desenhos dos tapetes e passadeiras nas ruas teve início na tarde desta terça-feira pelas equipes responsáveis. A ornamentação terá início na madrugada de quinta-feira (31), por volta das 5h00.

Pela primeira vez, o material utilizado para a confecção dos tapetes será a dolomita, mineral abundante na natureza, de baixo custo e com potencial de armazenamento, tingido com pigmento a base d’água, com fácil aplicação, produzindo cores vivas e brilhantes aos nossos olhos.

Confira a baixo os nomes dos tapetes e passadeiras que serão reproduzidos pelas equipes durante a celebração:

Nº 01 – Palco – “O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabalável, vos fortificará.” (Jo 6, 56-57)

Responsável: Prefeitura Municipal de São Manuel.

Nº 02 – Tapete – “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o pai que me enviou vive, e eu vivo pelo pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá em mim.” (Jo 6, 56-57)

Equipe: IMESSM – Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel;

Responsáveis: Clara Bonome Zeminian, Eduardo de Barros Filho e Sandra Macedo.

Nº 03 – Passadeira – “Assim já vos visitei no santuário, para contemplar o vosso poder e a vossa glória; por que a vossa glória é mais preciosa do que a vida, meus lábios hão de louvar-vos.” (Sl 63, 3-4)

Equipe: Paróquia São Manuel;

Responsável: James Mwaura Mbugua.

Nº 04 – Tapete – “Eis como reconhecemos o amor: ele entregou sua vida por nós. Assim nós também devemos dar a vida por nossos irmãos.” (1 Jo 3,16)

Equipe: E. E. “Dr. Atílio Inocenti”;

Responsáveis: Amanda Bruno e Elys Oioli Pacheco.

Nº 05 – Tapete – “Portanto, prefiro gloriar-me das minhas franquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis porque sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.” (2 Cor. 12,9b-10)

Equipe: E. E. “Dr. Manuel José Chaves”;

Responsáveis: gestão, professores e alunos.

Nº 06 – Passadeira – “O Deus da paz vos concederá santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vida de nosso senhor Jesus Cristo.” (1 Tes 5,23)

Equipe: ETEC “Dona Sebastiana de Barros” – Colégio Agrícola;

Responsáveis: alunos, funcionários e professores.

Nº 07 – Tapete – “Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua ressurreição, pela participação de seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte.” (Flp 3,10)

Equipe: crianças voluntárias;

Responsável: Diretoria de Turismo.

Nº 08 – Passadeira – “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (1 Tes 5,23)

Equipe: Paróquia do Santuário de Aparecida de São Manuel;

Responsável: Pe. Max da Silva Otaviano.

Nº 09 – Tapete – “Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeando no desprezo ressuscita glorioso; semeando na fraqueza, ressuscita vigoroso, semeado corpo animal, ressuscita o corpo espiritual.” (1 Cor 15, 42-44)

Equipe: Colégio Holus Objetivo;

Responsáveis: Agnaldo Guimarães, Walter Parenti Neto, Aline, Daniela, Niara e Angélica.

Nº 10 – Passadeira – “Aliás, é melhor padecer, se Deus assim quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal. Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados – o justos pelos injustos – para nos conduzir a Deus.” (1 Pdr 3, 17-18)

Equipe: Diretoria de Educação;

Responsáveis: Siomara Ricci e Taciana Gil Lera.

Nº 11 – Tapete – “Portanto, já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos dos santos e membros da própria família de Deus.” (Ef 2,19)

Equipe: Interact Club de São Manuel;

Responsáveis: interactianos, rotarianos e damas da Casa da Amizade.

Nº 12 – Passadeira – “E o Deus de toda a graça que em Cristo vos chamou à sua glória eterna, a vós que sofrestes um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortalecer e vos tornar inabaláveis.” (1 Pdr 5, 10)

Equipe: Paróquia Nossa Senhora Consolata;

Responsáveis: grupos do E.C.C. – Encontro de Casais com Cristo.

Nº 13 – Tapete – “Eu vivo. Mas não mais eu: Cristo é que vive em mim. A vida que presentemente eu vivo na carne, eu a vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se ofereceu por mim.” (Gal 2,20)

Equipe: Colégio Luma Carolina;

Responsáveis: Simone Pimentel, Elaine Tomazini, Janessa Ribeiro e Renata Kelly.

Nº 14 – Tapete – “E a esperança não engala. Porque Deus tem derramado o seu amor em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rom 5,5)

Equipe: E. E. “Prof. Francisco de Oliveira Faraco”;

Responsáveis: José Antônio Ortolan, Márcia Almeida e Eliane Brasil.

Nº 15 – Tapete – “Como aliás já o tendes em parte reconhecido, que nós somos a vossa glória, exatamente como vós sereis a nossa, no dia do Senhor Jesus.” (2 Cor 1,14)

Equipe: CENAIC – Centro Nacional Integrado de Cursos;

Responsável: Rosiane Lopes.

Nº 16 – Tapete – “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá mais fome, e aquele que crê em mim não terá mais sede.” (Jo 6,35)

Equipe: APAE São Manuel;

Responsável: Rodrigo Semprini.

Nº 17 – Tapete – “Nós, na verdade, somos obra sua, tendo sido criados em vista das boas obras. Em Deus dispôs de antemão, para que nós as praticássemos.” (Ef 2,10)

Equipe: Octocantos e Mobiliza;

Responsáveis: Carlinhos Martorelli e André Dedomenico.

Nº 18 – Palco – “Portanto, já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos dos santos e membros da própria família de Deus. Sois o edifício construído sobre o fundamento que são os apóstolos e os profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a pedra angular.” (Ef 2, 19-20)

Responsável: Prefeitura Municipal de São Manuel.

Além dos 16 tapetes e passadeiras confeccionados pelas equipes voluntárias, a Diretoria de Turismo disponibilizará um espaço para o Tapete Kids e Turista Artista, onde crianças e adultos podem, não só ver, mas criar sua própria ornamentação.

Praça de alimentação das entidades

Além dos enfeites de passadeiras, tapetes e altares, a 70ª edição de Corpus Christi proporcionará outra tradição: a praça de alimentação das entidades. Os deliciosos quitutes das instituições estarão localizados na Praça do Santuário de Santa Terezinha. Confira quais alimentos poderão ser encontrados na praça de alimentação:

APAE

Pastel e bebidas em geral.

Casa Santa Maria

Lanche de Percil, choconhaque, vinho quente e bebidas em geral.

Consolata

Kibe, trufas e bebidas em geral.

Girasonhos

Tocrespinho, cachorro no palito, morango com chocolate e bebidas em geral.

IAMN

Mini pizza, choconhaque, suco de laranja natural e bebidas em geral.

Legião Mirim

Churrasco grego, vinho quente, quentão, choconhaque e bebidas em geral.

Paróquia São Manuel

Espetinhos, maça do amor, balas baianas e bebidas em geral.

Voluntários do câncer

Lanche de lingüiça caseira e bebidas em geral.

Programação Religiosa

A programação religiosa deste ano será assim definida:

10h – Missa no Santuário de Santa Terezinha;

11h as 14h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário Santa Terezinha;

15h – Missa Campal na Praça do Santuário Santa Terezinha, seguida de procissão até o altar monumento, em frente a Igreja Matriz de São Manuel.

Programação Festiva

Tenda de alimentação e show musical com a banda Atakama – Rua Irmãs Cintra (Quarteirão do Santuário Santa Terezinha, Escola Holus Objetivo e Escola “Dr. Manuel José Chaves”)

Dia: 30/05 (quarta-feira);

Horário: das 19h as 00h.

Tenda de alimentação – ruas Irmãs Cintra (quarteirão do Santuário Santa Terezinha, Escola Holus Objetivo e Escola “Dr. Manuel José Chaves”)

Dia: 31/05 (quinta-feira);

Horário: das 9h as 19h.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes