28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Região tem caso suspeito de febre amarela; vacina já está disponível

Em Avaré, a Secretaria Municipal confirmou nesta quinta-feira (26) a existência de um caso de febre amarela.

A pessoa que passou por exames é em um homem de 25 a 30 anos que trabalha em uma fazenda próximo ao horto florestal no município, e mora em Itatinga (SP).

A informação que foi veiculada inicialmente no G1 traz que o trabalhador começou a sentir alguns sintomas da doença após ter estado em Itatinga e nadar em um rio em um local que também é habitado por macacos.

Os exames foram realizados e encaminhados ao Instituto Adolf Lutz em Sorocaba (SP). O resultado deve sair nos próximos dias.

500 CASOS

O Ministério da Saúde registra 550 casos suspeitos de febre amarela no país em 2017, segundo boletim atualizado divulgado hoje (26). Mato Grosso do Sul e Goiás aparecem pela primeira vez na lista de estados com casos suspeitos da doença este ano, com um registro cada.

Dos 550 casos notificados até agora, 72 foram confirmados, 23 descartados e 455 continuam sob investigação. Minas Gerais tem 502 notificações da doença, o Espírito Santo, 33; a Bahia, sete; e São Paulo, três. O Distrito Federal registrou três suspeitas de febre amarela, mas todas foram descartadas.

Entre os pacientes com suspeita de febre amarela, 105 morreram, 98 deles em Minas Gerais. Ao todo, 40 mortes foram confirmadas para a doença: 37 em Minas e três em São Paulo.

VACINA

A vacinação de rotina contra a febre amarela é oferecida em 19 estados do país que fazem parte da área de recomendação para imunização. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar duas doses da vacina ao longo da vida. Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e oeste da Bahia.

Espírito Santo, Rio de Janeiro e parte da Bahia normalmente não são áreas de recomendação para vacinação contra a febre amarela, porém, a orientação agora é que a população das áreas próximas à divisa com o leste de Minas Gerais seja vacinada.

Ontem(25), o Ministério da Saúde anunciou o reforço de 11,5 milhões de doses. Além destas, este ano foram entregues 5,5 milhões de doses aos estados. Em anos em que não houve surto, foram distribuídas entre 800 mil e 1 milhão de doses do imunizante.

BOTUCATU

“Em função da relevância e crescente repercussão em torno do aumento de casos notificados e confirmados de febre amarela no país, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu destaca:

1. Não há nenhum caso suspeito de febre amarela notificado na cidade de Botucatu até o presente momento;

2. A cobertura vacinal para febre amarela da população botucatuense é bastante elevada (superior a 92%), ou seja, a imensa maioria da população está devidamente protegida;
 
3. A rede municipal está abastecida com vacinas para os cidadãos que tenham indicação de vacinação, conforme orientações abaixo.
 
o município de Botucatu é considerado área de recomendação de vacina para Febre Amarela desde 2009, quando foram confirmados casos de febre amarela silvestre em humanos em nossa região (não houve nenhum caso de residente de Botucatu na época).  

Naquela ocasião, foi realizada uma ampla Campanha de Vacinação na cidade, sendo que grande parte da população de Botucatu foi vacinada (118.958 doses em 2009), sendo atingida uma cobertura vacinal superior a 92% na cidade. 
 
Deste modo, a imensa maioria da população está protegida e deverá receber uma dose de reforço apenas em 2019 (para os indivíduos que ainda não completaram as duas doses recomendadas). 

Adicionalmente, foram administradas 1.393 doses da vacina em 2013, 2.477 doses em 2014, 9.105 doses em 2015 (ano de intensificação de campanha) e mais 6.628 doses em 2016, o que garante a ampla cobertura vacinal de nossa população.
Até o presente momento, não há nenhum caso suspeito notificado sendo investigado em Botucatu.
 
 
SAIBA SE VOCÊ PRECISA TOMAR A VACINA DE FEBRE AMARELA OU NÃO EM BOTUCATU:
 
1.QUEM JÁ TOMOU 2 DOSES DA VACINA:
• Quem recebeu duas doses da vacina, na infância ou na fase adulta, já está devidamente protegido (imune) para sempre e não precisa buscar o serviço de saúde para esta finalidade. Tomar uma terceira dose não aumenta a proteção; além de desnecessário, pode expor a pessoa a risco de reações adversas da vacina.
 
2.QUEM TEM A PARTIR DE 5 ANOS DE IDADE COMPLETOS E SÓ TOMOU UMA DOSE DA VACINA:
• Se tomou a primeira dose depois de ter completado 5 anos de idade: 
a) Primeira dose administrada há menos de 10 anos atrás: não precisa se vacinar neste momento. Não há necessidade de antecipar a dose de reforço. Programar para tomar a segunda dose da vacina depois de 10 anos da primeira dose. (Exemplo: tomou a primeira dose aos 7 anos de idade em 2009; orientação: tomar a dose de reforço quando completar 17 anos de idade em 2019.
b) Primeira dose administrada há mais de 10 anos: deve tomar uma dose de reforço agora.
 
• Se tomou a primeira dose antes de completar 5 anos de idade: deve tomar a dose de reforço agora (intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses). Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência com a carteira de vacinação. (Exemplo: criança de 6 anos de idade que só tomou a primeira dose aos 3 anos de idade; orientação: deve tomar uma dose de reforço agora).
 
3. QUEM TEM A PARTIR DE 5 ANOS DE IDADE COMPLETOS, PERDEU A CADERNETA DE VACINAÇÃO E NÃO SE LEMBRA SE TOMOU A VACINA:
• Procure o serviço de saúde que costuma frequentar e verifique a possibilidade de resgatar seu histórico e fazer uma segunda via da Caderneta.
• Se não for possível comprovar, deve tomar uma dose da vacina agora e outra dose de reforço após 10 anos.
 
4. QUEM TEM A PARTIR DE 5 ANOS DE IDADE COMPLETOS E NUNCA FOI VACINADO:
• Deve se vacinar neste momento e tomar a dose de reforço após 10 anos.
 
5. CRIANÇAS ENTRE 9 MESES ATÉ ANTES DE COMPLETAR 5 ANOS DE IDADE:
• Conforme o Calendário de Vacinação Nacional, devem receber 1 dose aos 9 meses de idade e 1 dose de reforço aos 4 anos de idade. 
• Se a criança recebeu a primeira dose aos 9 meses, deve aguardar completar 4 anos de idade para receber o reforço. Não há necessidade de antecipar o reforço.
•Se a criança recebeu a primeira dose aos 9 meses e não recebeu o reforço ao completar 4 anos, deve receber a dose de reforço neste momento.
• Se a criança não recebeu a primeira dose aos 9 meses de idade, deve tomar a vacina agora e agendar a dose de reforço antes de completar 5 anos de idade (com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses). 
 
6. SITUAÇÕES EM QUE A VACINA NÃO É RECOMENDADA:
• A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.
 
7. SITUAÇÕES EM QUE SE RECOMENDA O ADIAMENTO DA VACINAÇÃO 
• Até três meses após o tratamento com imunodepressores ou com corticoides em dose elevada.
• Vigência de doenças febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis eventos da vacina. 
 
Casos de febre amarela no Brasil em 2017
O Ministério da Saúde registrou nesta terça-feira (dia 24/01/17, 21:01:37), 70 casos confirmados de febre amarela, sendo 40 mortes confirmadas. Outros 364 casos suspeitos permanecem em investigação. 
Os casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (66 casos confirmados, sendo 37 óbitos), Espírito Santo (1 caso confirmado; sem óbitos confirmados), Bahia (suspeitas não confirmadas), São Paulo e Distrito Federal (suspeitas não confirmadas). Os casos continuam concentrados na mesma região de mata silvestre dos 39 municípios mineiros com notificações de casos suspeitos. 
“Estamos apoiando os estados na distribuição de doses extras de vacina contra a febre amarela. Todos eles estão abastecidos com a vacina e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas. Não há necessidade de corrida aos postos de saúde porque há vacinas para atender à população residente nos municípios afetados pelos casos suspeitos”, afirmou o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi.
 
Casos de febre amarela no estado de São Paulo em 2017
A Secretaria Estadual de Saúde, através do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), informou nesta quarta-feira (25/01/17) a ocorrência de oito casos confirmados de febre amarela no estado de SP, com um total de cinco óbitos. Dois casos são autóctones (adquiridos no estado de SP, nas cidades de Batatais e Américo Brasilense).  
Os outros seis casos são importados (indivíduos que visitaram o estado de MG), sendo três casos de São Paulo e os demais em Santana do Parnaíba, Jacupiranga e Ubatuba (1 caso em cada cidade). Outros 14 casos suspeitos notificados no estado de SP estão sob investigação. Não há nenhum caso suspeito na cidade de Botucatu até o presente momento.
 
Cuidados com o mosquito
É importante também destacar que a população precisa manter as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, pois este além da Febre Amarela urbana, também se configura como um dos vetores de transmissão dos vírus da Dengue, Zika e Chicungunya. 
A Secretaria Municipal de Saúde coloca-se à disposição de todos para eventuais dúvidas através do telefone (14) 3811-1100 ramal 105 e também  orienta a toda população que procure a Unidade de Saúde mais perto de sua casa para eventuais dúvidas:
 
UNIDADES DE SAÚDE
Espaço Saúde    
Av Santana, 323 – Centro    
Tel.:3811-1120
 
Policlínica CSI
Rua: Rafael Sampaio, 58 – Boa Vista    
Te.: 3814-2022 / 3813-5111
 
Policlínica CECAP
Praça Carlos César,s/n – Cecap
Tel.: 3882-8913 / 3813-5168
 
Policlínica Jd Cristina    
Rua José Miguel Salomão, s/n – Jd Peabiru
Tel.: 3814-2696
 
UBS COHAB I
Praça Cônego Agostinho Colturato, s/n – Cohab 1    
Tel.: 3814-3413
 
UBS São Lucio
Rua dos Costas, 211 – Vila São Lucio
Tel.: 3814-1797
 
UBS V. Jardim    
Rua: Pedro Colino, 263 – Flora Rica
Tel.: 3814-3140
 
USF Comerciários
Rua: Pedro Colino, 263 – Flora Rica    
Tel.: 3814-3140
 
USF Real Park
Rua: Salvador Bavia, 450 – Real Park
Tel.: 3814-5177
 
USF Jd Peabiru
Rua: Afonso Fernandes Martins, s/n – Jd. Brasil
Tel.: 3813-2024
 
USF COHAB IV
Rua: Vicente Bertochi, 98 – Jd. Bandeirantes
Tel.: 3814-6311
 
USF Marajoara
Rua: Jorge Venâncio,161 – Parque Marajoara
Tel.: 3813-1300
 
USF César Neto    
Rua: Firmino Pontes Ribeiro, s/n – Bairro de Anhumas
Tel.: 3882-0011
 
USF Vitoriana    
Rua AntonioSandre s/n – Vitoriana
Tel.: 3882-2697
 
USF Jd Iolanda    
Rua Lourenço Castanho, 2114 – JdIolanda
Tel.: 3882-9731
 
USF Jd Santa Elisa
Av. Rubens Rubio Rosa, 1168 – Jd Santa Elisa
Tel.: 3882-7202
 
USF Jd Aeroporto
Rua: Um, 60 – Jd Aeroporto
Tel.: 3813-9231
 
USF Santa Maria    
Rua Carlos de Rosa 1480 – Jd Santa Mônica
Tel.: 3813-7542
 
USF Rubião Jr Zona Urbana / Zona Rural    
Rua: Vicente Pimentel, 35 – Rubião Jr
Tel.: 3813-8283
 
CSE – Vila dos Lavradores
R: Gaspar Ricardo Jr., 181 Vl.dos Lavradores
Tel.: 3882-5222
 
CSE – Vila Ferroviária
Rua: João Gotardi, 392 – Vila Ferroviária
Tel.: 3882-2818
 
Fontes:
• Ministério da Saúde do Brasil
•http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27371-saiba-quem-deve-se-vacinar-contra-a-febre-amarela.
•CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo “Prof. Alexandre Vranjac”.
•http://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/52271-ministerio-da-saude-tira-duvidas-dos-internautas-sobre-a-febre-amarela
 
Botucatu, 26 de janeiro de 2017
Secretaria de Saúde de Botucatu”

(Agência14News – com informações do G1, Agência Brasil e Prefeitura de Botucatu).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes