23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura de Lençóis Paulista propõe retorno das aulas e atendimento das creches no dia 20 de janeiro

Coletiva foi realizada nesta sexta na Câmara Municipal; retorno das aulas depende de aval do Comitê de Enfrentamento à Covid-19

As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino e o atendimento das creches podem ser retomadas no dia 20 de janeiro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 27, durante coletiva de imprensa realizada na Câmara Municipal e que contou com a participação do prefeito Anderson Prado, do vereador e presidente da Câmara, Nardeli da Silva, do vereador Manoel dos Santos Silva, dos secretários Ricardo Conti Barbeiro (Saúde) e Meiri Aparecida Galassi Montanhero (Educação) e do médico Norberto Pompermayer, presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

A secretária de Educação, Meiri Montanhero, explicou que o retorno das atividades na Rede Municipal está previsto para o dia 20 de janeiro, mediante aprovação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Já os professores retornam no dia 18, para as atividades de acolhimento que serão realizadas dentro dos protocolos sanitários estabelecidos.

“Esse plano será executado desde que a Saúde e os protocolos sejam validados. Nos dias 18 e 19, temos um acolhimento socioemocional para os professores e funcionários em suas unidades escolares”, completou. “A partir do dia 20 de janeiro, serão acolhidas as crianças que tiveram pouco contato com as atividades remotas. Realizamos uma busca intensiva na rede entre os meses de setembro, outubro e novembro e sabemos quem são esses alunos. Vamos trabalhar para preencher estas lacunas de aprendizagem. Os professores também serão orientados a trabalhar e desenvolver conteúdos para atenuar esse impacto causado pela pandemia”, lembrou Meiri.

No dia 1º de fevereiro, está previsto o retorno de todos os alunos da Rede Municipal. O retorno, porém será de forma flexibilizada e atendendo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde e que serão anunciados posteriormente. “Na semana de 8 a 12 de fevereiro, a Secretaria de Educação vai realizar uma avaliação diagnóstica de todos os alunos da Rede Municipal. Com esses dados vamos elaborar um plano de ação para preencher as lacunas de aprendizagem. A equipe técnica da Secretaria de Educação estará à disposição dos gestores para esse retorno. Porém, a participação dos pais e responsáveis pelos alunos será fundamental em todas as etapas deste processo”, concluiu.

Além do retorno às aulas, Prado lembrou que todas as ferramentas e mecanismos no enfrentamento à Covid-19 estão em pleno funcionamento no município. “Desde o início da pandemia Lençóis segue trabalhando pela saúde de todos os lençoenses”, completou.

Por conta da pandemia da Covid-19 Lençóis Paulista não terá programação cultural em dezembro. A Prefeitura vai interditar a Rua Quinze de Novembro a partir do dia 7, atendendo um pedido da Acilpa. “Embora estejamos enfeitando, iluminando pontos de nossa cidade, não vamos realizar eventos que gerem aglomerações. O momento ainda é de cuidado”, disse.

Ampliando a rede de proteção

Prado também anunciou que a partir da primeira semana de janeiro, todas as unidades básicas de saúde vão atender os casos de Covid-19. “A Prefeitura também deliberou junto ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 o retorno da testagem em massa para que sigamos acompanhando a taxa de infecção no município. A partir de janeiro, todas as unidades vão disponibilizar testes, kit medicamentoso, médicos e equipes para continuar atendendo a população”, completou.

Ricardo Conti lembrou que nas últimas semanas, foi registrada uma alta na taxa de infecção que chegou a 20% das notificações realizadas. “É um dado que preocupa, estamos vendo que aumentou a circulação de pessoas pela cidade. No dia 13 de dezembro vamos realizar uma testagem em massa voltada para as pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que não tem sintomas, e vamos continuar trabalhando com afinco no enfrentamento à Covid-19”, afirmou.

O secretário de Saúde também lembrou aos pais e responsáveis sobre a importância das campanhas de vacinação. “A vacinação contra a poliomielite atingiu uma cobertura de 50%. É uma cobertura muito baixa. Reforçamos um pedido aos pais e responsáveis para que retornem às unidades e atualizam as cadernetas de vacinação das crianças, com exceção das unidades do Núcleo e Monte Azul, que por enquanto, são nossas unidades de referência para Covid”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes