18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura anuncia início de testes de Covid-19 e Influenza nas unidades de saúde

O prefeito de Marília, Daniel Alonso anunciou nesta sexta-feira (24) pela manhã, o início dos testes de Covid-19 e Influenza (A, B e H1N1), nas unidades de saúde para sintomáticos respiratórios.

Marília adquiriu um total de 14.500 testes, sendo 6.000 em testes rápidos para Covid-19, 4.500 RT-PCR também para Covid-19 e 4.000 testes rápidos de Influenza A, Influenza B e H1N1.

Os testes serão realizados nas unidades de referência para pacientes com sintomas respiratórios, que são as seguintes: UBS Nova Marília, USF Jóquei Clube, UBS Cascata, UBS Chico Mendes, UBS São Miguel, UBS Castelo Branco, UBS JK, USF Santa Antonieta II e USF Jardim Julieta/USF Santa Antonieta III.
Para a realização do teste é necessário que o paciente tenha algum sintoma respiratório, compareça a uma das unidades de referência e seja avaliado por um médico, que fará ou não a solicitação do teste.

“Marília novamente sai à frente da maioria dos outros municípios e a partir de hoje já consegue fazer o teste nos pacientes sintomáticos. Isto é de fundamental importância, pois conseguiremos entender melhor a situação do vírus na nossa cidade e traçar medidas mais assertivas para o combate a essa pandemia. Agradeço ao esforço dos profissionais de saúde de Marília, que estão na linha de frente nesse combate e fazem da nossa cidade um modelo de enfrentamento a esse vírus”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, revelou que os testes adquiridos por Marília são considerados Padrão Ouro. “O mercado ofereceu muitos tipos de testes, mas optamos por esse RT-PCR, considerado padrão ouro, além dos testes rápidos. Desta forma teremos um diagnóstico seguro da situação de Marília. Com esses testes, que após a coleta serão enviados ao nosso parceiro Laboratório São Francisco, teremos os resultados de dois a três dias, o que nos permitirá ações ainda mais eficazes no combate à Covid-19 e também ao Influenza A, B e H1N1.”

Logo após a reunião do Comitê, o chefe do Executivo esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cascata para acompanhar o início dos testes, ao lado do presidente da Câmara, Marcos Rezende; do secretário Cássio Luiz Pinto Júnior; da chefe da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni; sendo recepcionado por toda equipe da unidade.

CIRURGIAS ELETIVAS
A reunião do Comitê definiu também a volta das cirurgias eletivas nos hospitais Santa Casa, HC/Famema e ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar).

Os próprios hospitais entrarão em contato com os pacientes para o agendamento dessas cirurgias, que serão realizadas com toda segurança e proteção ao paciente, que estará totalmente isolado das alas reservadas ao atendimento de suspeitos de Covid-19.

A medida teve aprovação unânime dos representantes dos hospitais, que irão contatar os pacientes que, inclusive, já tinham exames pré-operatórios feitos quando as cirurgias tiveram que ser adiadas em virtude da pandemia.

OUTRAS DELIBERAÇÕES
O encontro do Comitê deliberou ainda outras medidas, como a criação do Comitê de Médicos para padronização de protocolos (uso de remédios), sendo que os hospitais de Marília irão indicar os seus representantes nesse órgão.

Outra deliberação importante é quanto ao uso de máscara pela população, que deixará de ser obrigatório, porém será recomendado principalmente no interior dos locais de maior fluxo de pessoas, como supermercados, lotéricas, bancos, açougues, transporte coletivo urbano e outras atividades que estejam funcionando por serem consideradas essenciais.

A reunião apresentou também o Programa Melhor em Casa, cujo lançamento oficial aconteceu na última quarta-feira (22) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para locomoção a um serviço de saúde, trabalhando a prevenção, cura, paliação e reabilitação, visando diminuir o número e o período de internações hospitalares e proporcionar ao cidadão um cuidado humanizado próximo a sua rotina e junto a sua família, com equipes multidisciplinares, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes