29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeito anuncia que comércio e serviços poderão voltar a atender clientes com restrições em Lençóis Paulista

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado anunciou que o comércio e o setor de prestação de serviços poderão voltar a atender clientes dentro de seus estabelecimentos, desde que respeitando questões sanitárias de higiene e outras orientações que serão anunciadas pela Prefeitura nos próximos dias.

Esses parâmetros de segurança foram formulados pela Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento do Covid-19, que se reuniu na sexta-feira (03). Além disso, instituições religiosas também deverão aguardar até a terça-feira para retomar missas ou cultos e também terão orientações específicas que deverão ser cumpridas.

“É importante que os clientes sejam orientados de que devem sair às compras somente em caso de necessidade. Já os idosos, gestantes, crianças e pessoas do grupo de risco devem ficar em suas casas o maior tempo possível, pois ainda estamos enfrentando um vírus com grande potencial de infecção e letalidade”, destaca Prado.

Segundo o prefeito, os serviços de responsabilidade da Prefeitura, como o transporte público e as escolas, aguardam novas recomendações dos governos estadual e federal e devem ser discutidos na próxima semana. Por isso, por enquanto, esses serviços seguem suspensos.

“É importante que os comércios que vão retomar o funcionamento cuidem de seus colaboradores, forneçam máscaras e equipamentos de proteção para evitar a contaminação pelo coronavírus. Temos que ter cautela nesse momento de reabertura, para evitar que a situação se agrave como aconteceu em outros países”, alerta Nardeli.

Outra medida anunciada pelo prefeito, foi que a Secretaria de Educação vai começar a disponibilizar atividades educativas nas redes sociais da secretaria e das unidades escolares, enquanto as atividades presenciais continuarem canceladas devido a epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

O processo deve começar a partir de segunda-feira (06) e os alunos sem acesso à internet poderão retirar as atividades na escola. A proposta é minimizar os efeitos desse afastamento temporário dos alunos com as unidades escolares e dar continuidade aos desenvolvimento de algumas competência e habilidades presentes no currículo escolar, pois o mais importante nesse momento é o estabelecimento e o desenvolvimento de uma rotina de estudos dirigidos utilizando os recurso tecnológicos disponíveis.

Na coletiva, foi falado também sobre o novo número do Disk Kit Alimentação. Essa central telefônica que tira dúvidas sobre a distribuição de cestas básicas e também cotas de gás estava sobrecarregada e mais um número foi disponibilizado. Todos os números podem ser encontrados no site ou redes sociais da Prefeitura.

—-FLEXIBILIZAÇÕES E RESTRIÇÕES—-

“Necessário salientar que mediante cenários diferentes novas regras serão impostas, bem como o retorno ao isolamento horizontal de forma imediata. Também, será preciso aguardar as manifestações, neste domingo (05) ou até amanhã (06), do Governador do Estado de São Paulo João Dória ou do Presidente da República Jair Bolsonaro, que deverão ocorrer neste domingo ou até segunda-feira, além disso, também haverá reunião deliberativa entre os membros do comitê local de prevenção, combate e enfrentamento da Covid-19, doença causada pela infeção da nova mutação do coronavírus”.

-COMÉRCIO EM GERAL
-PRESTADORES DE SERVIÇOS EM GERAL
-IGREJAS EVANGÉLICAS E CATÓLICAS

A partir de terça-feira (07) o comércio, os prestadores de serviços em geral e as igrejas evangélicas e católicas poderão (se autorizados por decretos) abrir suas portas para trânsito interno de pessoas, entretanto, tanto empresas como instituições terão que adaptar-se às regras que irão gerar barreiras sanitárias através de padrões de limpeza, higiene e uso de máscara (descartável ou de produção caseira). O regramento será válido para quem trabalha e também para quem frequenta os locais acima elencados.

Repito: Esta data será confirmada ou não na segunda-feira (06), no período da tarde, após pronunciamento/decreto do Governador de São Paulo ou pronunciamento/decreto do Presidente do Brasil.

Portanto, é preciso aguardar, mas também é preciso organizar os locais para possível retorno.

Deverá ser mantido um distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, seja em filas internas ou externas, bancos ou poltronas;

Não serão permitidas aglomerações internas ou externas, devendo os locais estarem demarcados com adesivos (no piso) que indiquem o distanciamento;

Deverá estar disponível álcool gel ou água e sabão aos funcionários e aos clientes ou frequentadores. Onde for possível, providenciar a instalação de lavatórios para as mãos;

As superfícies de contato como balcões e mesas, objetos de uso manual pessoal e coletivo deverão ser desinfetados com álcool 70 ou hipoclorito de sódio após cada utilização;

Funcionários idosos, do grupo de risco e gestantes deverão permanecer afastados, funcionários com filhos abaixo de 12 anos que, comprovadamente, não têm com que deixar as crianças devem ficar em suas casas;

Todo estabelecimento deverá dispor de termômetro para aferição diária dos seus funcionários, o que deve ocorrer no início do expediente, caso esteja acima dos 37,5 graus centígrados, o trabalhador deve retornar à sua residência e contatar a central de atendimento da Saúde por telefone para orientações;

Funcionários com sinais gripais, desde o mais leves, deverão ser afastados do trabalho de forma imediata, assim como tosse e sintomas respiratórios característicos da infecção.

Para organização e diminuição de fluxos, lojas, estabelecimentos e instituições devem trabalhar em revezamento das suas equipes de trabalho;

É recomendado, em todos os setores do comércio, da prestação de serviços e das instituições, o uso de máscaras descartáveis ou de produção caseira, que são recomendadas pelos Ministério da Saúde;

Ao trabalhador, à empresa ou à instituição será autorizado a negar atendimento aos clientes e frequentadores que não estiverem com máscaras (descartáveis ou caseiras), assim como aqueles que apresentarem sinais gripais.

O Governo Municipal, desde o início da pandemia que chegou ao Brasil, têm atuado de forma reguladora e orientativa, preservando, primeiramente, a vida, mas também, como é perceptível, fomentando o que é possível, dentro da legalidade, o funcionamento de setores essenciais à comunidade e à sobrevivência econômica.

Estamos retomando gradativamente, a rotina do comércio em geral, porém, repito: o município é ordenado pelo seu estado federado.

É importante que os clientes sejam orientados de que devem sair às compras em caso de necessidades, e que os idosos, gestantes, crianças e pessoas do grupo de risco devem ficar em suas casas o maior tempo possível.

Nesta semana, iremos criar um canal para que empresários, comerciantes e lideranças religiosas possam tirar suas dúvidas. Iremos, brevemente, divulgar os canais.

Ressalto que, caso o Presidente da República Jair Bolsonaro ou o Governador de São Paulo João Dória estabeleçam decretos sobre o mesmo tema, imediatamente, iremos nos submeter à forca maior, respeitando sempre a soberania do Presidente e do Governador, como temos feito desde o início deste período de incertezas, entretanto, iremos flexibilizar o que for possível com prevenção, cautela e legalidade.

Peço desculpa pelos transtornos, mas são medidas essenciais ao enfrentamento do novo coronavírus, o Covid-19. Que Deus proteja e abençoe. Sempre”.

Anderson Prado de Lima
Prefeito de Lençóis Paulista

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes