25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pederneiras realiza “Caminhada Pela Vida” em prevenção ao suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAPS – Centro Atenção Psicossocial, realizou na manhã desta quinta-feira (28), a “Caminhada pela vida” no centro de Pederneiras.

A “Caminhada pela Vida” é uma das várias ações da Prefeitura de Pederneiras para conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês de mobilização nacional de prevenção ao suicídio.

A iniciativa surgiu em 2015 e visa alertar o público a respeito do suicídio no Brasil e no mundo, por meio de ações realizadas em locais públicos. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Clínica Ser, Léo Clube de Pederneiras e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I).

Setembro Amarelo

Além da “Caminhada pela vida”, a secretaria de Saúde de Pederneiras realiza atendimentos psicológicos em todas as unidades de saúde do município durante todo o ano.

Como identificar os sintomas?

Há alguns sinais que podem ser identificados pelos familiares e amigos como sendo de risco. São eles: o desinteresse pelas atividades que sempre foram prazerosas, sentimento de inutilidade e de culpa, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade de concentração e de tomar decisões e até mesmo falta de higiene com o próprio corpo são comportamentos de alerta. A pessoa tende também a achar que é um fardo para seus amigos e sua família, pode ter baixa qualidade de sono e, ainda, perder ou ganhar peso. É importante que a família e os amigos entendam os sintomas, apoiem os doentes e procurem ajuda médica imediatamente.

Importância do Setembro Amarelo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil ocorrem 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela organização, em 2014.

“A depressão é uma doença silenciosa, muitas vezes os familiares não percebem que tem uma pessoa da família adoecida, acham que é uma fase. Contudo, a doença vai tomando conta da vida da pessoa e tira dela o desejo de viver, uma vez que a depressão distorce a realidade e a pessoa vê o suicídio como uma das saídas para voltar a se sentir feliz. O Setembro Amarelo é uma forma de falar sobre o assunto e auxiliar os amigos e familiares a perceberem os sintomas e ajudarem os doentes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Adriana Meiado.

Serviços

A Secretaria já oferece atendimento psicológico em todas as unidades de saúde durante a semana e, agora, de setembro a dezembro serão realizados encontros nos PSFs da cidade sobre o tema suicídio. Os interessados em se escrever devem procurar os PSFs dos bairros Cidade Nova, Antônio de Conti ou Leonor Mendes.

Informações (14) 3283-2600.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes