28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Oficina gratuita de “Como fazer um Documentário” em Marília

A Secretaria Municipal da Cultura de Marília está com inscrições abertas para a Oficina gratuita “Como fazer um Documentário” – Exercícios de Antropologia Fílmica para observar e descrever com imagens, com a oficineira Daniela Gonçalves. A ação é uma parceria entre Secretaria da Cultura e Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som).

As inscrições devem ser realizadas por pessoas que tenham mais de 16 anos, na Secretaria da Cultura pelo telefone 3402-6600, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o preenchimento das 20 vagas disponibilizadas.

A Oficina acontecerá dia 23 de novembro, das 9h às 13h, na Sala de Projeção “Emilio Pedutti Filho” – Av. Sampaio Vidal 245, piso superior – entrada pelo Museu de Paleontologia.

Entre a ciência e a arte, o Cinema Antropológico é uma expressão original do documentário. Os filmes de Robert Flaherty, Jean Rouch, David MacDougall, Stephane Breton, Timothy Asch, Chris Marker, Alain Cavalier, entre outros, permitem uma profunda renovação do olhar interessado à vida das sociedades contemporâneas, próximas e distantes.

A partir de atividades práticas, a oficina propõe uma desestabilização de sentidos e percepções. Inspirada em trabalhos desenvolvidos na escola de Nanterre, fundada por Jean Rouch, figura pioneira do filme etnográfico, essa oficina se interessa em como o uso da câmera modifica o olhar do observador sobre a realidade, e como essa experiência pode provocar reflexões e transformações.

A OFICINEIRA

Daniela Gonçalves é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília e mestre em Cinema Antropológico e Documentário pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense.

Tem experiência na área de Comunicação, Produção e montagem audiovisual e Projetos culturais. Atualmente, trabalha com edição de documentários para cinema, televisão e internet e se interessa por temas relacionados tecnologias, cultura popular, estudos de gênero e memória.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes