19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Nova ‘Lei das Calçadas’ é enviada à Câmara Municipal de Bauru

A Prefeitura de Bauru encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei das calçadas, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). A proposta trará a definição de parâmetros diferenciados para a execução dos passeios em bairros novos e em antigos e consolidados. 

Os estudos realizados para a elaboração da minuta contemplaram conceitos urbanísticos atuais e experiências bem-sucedidas em mobilidade implantadas em diversos municípios. 

Um dos principais pontos que a nova lei contempla é o espaço mínimo de faixa livre aos pedestres, sem obstáculos. A calçada passa a ser dividida através de três faixas: faixa de serviço, faixa livre e faixa de acesso ao lote. Nas novas construções, a faixa livre deverá ser de 1,50 metro e nas calçadas já existentes será de 1,20 metro. Desta forma, se tem uma ideia mais clara da calçada e de suas diversas possibilidades de utilização, garantindo acessibilidade e mobilidade urbanas, além de priorizar a qualidade do espaço onde o pedestre circula. 

O projeto também inova na cobrança de multas, que passará a ser por metro de testada. Hoje, a infração tem o mesmo valor para todos os imóveis. Com a nova regra, o valor de multa torna-se mais justo e proporcional à dimensão da calçada que necessita receber a melhoria. 

“Agora, a multa passa a ser aplicada de forma reincidente até que o responsável faça os reparos necessários”, explica a secretária de Planejamento, Letícia Kirchner. A secretária ressalta ainda que os recursos arrecadados com as multas serão revertidos em melhorias das condições de acessibilidade da cidade, o que possibilita a ampliação de investimentos no passeio público, como construção de novas calçadas, criação de rotas acessíveis e rampas de acessibilidade. 

Outro ponto de destaque da nova lei é que, na inércia do proprietário em construir ou realizar o reparo de sua calçada, há previsão de a prefeitura executar o serviço e cobrar por sua execução. 

A proposta ainda contempla a regulação de fixação de faixas e cartazes em áreas públicas e ocupação de áreas comerciais que tenham mesas nos passeios públicos, possibilitando assim Melhor qualidade de passagem para o município.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes