19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Movimento Maio Amarelo será aberto na próxima segunda-feira (06)

A Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), vai abrir na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, às 9h, em frente à sede da empresa (av. das Esmeraldas, 5), a 6ª edição do Movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

A cerimônia irá reunir o prefeito Daniel Alonso; o presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende; demais vereadores e secretários municipais, além da equipe de trânsito da Emdurb.

Na última terça-feira (30) a cidade já começou a ser preparada para a programação do movimento, que será cumprida durante todo o mês de maio, com a colocação de banners e faixas na Prefeitura e prédios da Emdurb. Também pela manhã houve uma reunião técnica com parceiros, realizada na Coordenaria de Educação de Trânsito (Rua 15 de Novembro 109).

Nesta quinta-feira, 2 de maio, em vias públicas, será realizada a Campanha “Laço Amarelo”; e no dia 6 (segunda-feira), às 9h, acontecerá o lançamento oficial do Movimento Mundial Maio Amarelo 2019, quando será apresentado o calendário para todo o mês.

Em Marília, a Prefeitura e a Emdurb contam com os seguintes parceiros: AADEF, Apae, Anjos Guerreiros, CMDPD, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Life, Princesa do Norte, Coca Cola, Sincor, Detran, Samu, Famema e JR Castro.

O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, destacou a importância da campanha. “Todos são responsáveis pelos atos praticados no trânsito e o Movimento Mundial Maio Amarelo procura conscientizar e mudar essa triste realidade de tantos acidentes e mortes.”

TEMA

O tema escolhido para a sexta edição do Movimento Maio Amarelo 2019, que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Mais de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça.

O QUE É?

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

OBJETIVO

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

POR QUE MAIO?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

POR QUE AMARELO?

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

EM MARÍLIA

Conforme compromisso assinado pelo prefeito Daniel Alonso, Marília é parceira oficial do Movimento Internacional Maio Amarelo, com a Prefeitura apoiando totalmente às ações. A Emdurb Marília, através da coordenação de Educação de Trânsito, elaborou dezenas de atividades e ações para todo o mês de maio, com o respaldo de diversos parceiros.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes