28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Marília capta recursos, preserva investimentos em Saúde e reduz gasto

A Saúde custou 21% de todas as receitas de impostos e Transferências Constitucionais Legais, obtidas pelo município de Marília, nos quatro primeiros meses de 2019. O percentual é o menor da série histórica (desde 2013), apresentado durante audiência pública na Câmara Municipal nesta quinta-feira (30). A queda no comprometimento do tesouro é resultado do aumento na captação de recursos federais, com emendas e outras fontes.

Em 2015, no mesmo período, o município chegou a comprometer 27,36% de suas receitas com a pasta da Saúde. O secretário da pasta em Marília, Ricardo Sevilha Mustafá, destacou que o esforço de gestão trouxe equilíbrio, mantendo custeio e investimentos.

“Estamos fazendo importantes parcerias. Um exemplo são os recursos que conseguimos para aumento de cirurgias e serviços médicos na Alta Complexidade, junto ao HBU (Hospital Beneficente Unimar). Esse é um movimento que vamos manter”, destacou.

Na semana em que a cidade recebeu mais duas ambulâncias do Ministério da Saúde para o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –, a audiência apresentou outros dados positivos, como por exemplo, a avaliação do Comitê Estadual de Controle de Doenças, que classificou como eficaz em mais de 90% as ações contra a Leishmaniose.

PRODUÇÃO

A rede básica de Saúde, com suas 12 Unidades Básicas e 37 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família, realizou em quatro meses 166.575 procedimentos, sendo 24.890 consultas agendadas e 51.781 de demanda espontânea (no mesmo dia), além de outras 2.860 com urgência.

No PA (Pronto Atendimento) da zona sul foram 36.393 atendimentos e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte o número chegou a 42.759. Entre Raio-X e análises clínicas, as duas unidades somaram 50.90 exames de janeiro a abril de 2019.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende, comentou o empenho da administração para manter a qualidade dos serviços de saúde. Ele destacou ainda que os dados apresentados refletem o esforço de milhares de trabalhadores da própria Prefeitura e dos serviços parceiros.

O secretário Ricardo Mustafá, durante a audiência, anunciou concurso para médicos especialistas das unidades básicas (UBSs), comentou o controle da dengue e outras doenças, a priorização das reformas em unidades de Saúde, entre outros temas.

(com assessoria)

Ele lembrou que a Prefeitura vai inaugurar no dia 15 de junho o novo prédio da USF América IV, na zona oeste da cidade. A obra estava inacabada (com construção paralisada em 2016) e foi retomada por determinação do prefeito Daniel Alonso.

Além do presidente do Legislativo, a audiência pública da Saúde teve a participação dos vereadores Danilo Bigeschi, José Carlos Albuquerque e Luiz Eduardo Nardi. A íntegra pode ser conferida em youtube.com/tvcamaramarilia

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes