19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Marília capacita equipes e entrega manual valorização à vida

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio do Programa de Saúde Mental, promoveu nesta segunda-feira (20) uma “Roda de Conversa” com médico psiquiatra, seguido da entrega do material “Prevenção do Suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde”. O documento é o mais recente guia para quem trabalha na área.

Pelo conhecimento e contato próximo das pessoas, médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais da Saúde são profissionais estratégicos para observar sinais de alerta ao suicídio.

Pensando no potencial destes servidores, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília distribuiu o material desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde.

A psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora do Programa de Saúde Mental do município, afirma que o compêndio é resultado de muita pesquisa e análise de dados.

“Esse é um manual muito bem feito, que faz parte da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio e situa o tema no contexto da Saúde, com tópicos sobre doenças mentais, depressão, uso de álcool e outras drogas. Enfim, esse material aborda os principais fatores de risco e as possibilidades de intervenção do profissional de saúde”, explica a psicóloga.

Simone lembra que o desafio não é apenas de quem trabalha na saúde, mas de toda a sociedade, incluindo familiares, educadores, líderes espirituais, entre outros.

Cada área de conhecimento pode colaborar, com base nas melhores práticas e bons exemplos de ação para a prevenção do comportamento suicida e valorização da vida.

A entrega do material, na Secretaria Municipal da Saúde, foi antecedida de uma “roda de conversa” com o psiquiatra Edson Detregiachi, que faz parte da equipe do Caps – Catavento (Centro de Atenção Psicossocial), serviço da Prefeitura de Marília.

SAÚDE EM REDE

A rede básica de saúde oferece inúmeras oportunidades, como grupos de atividades físicas, coral, artesanato, atendimento coletivo e multidisciplinar à gestante, ao diabético e hipertenso, entre outros.

As ações, de forma direta ou indireta, favorecem a saúde da mente. As USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contam ainda com atendimento em saúde mental. Quando indicado, o usuário do SUS também tem acesso a psiquiatras por meio ambulatório de saúde mental da Famema, Policlínica e do ambulatório da Unimar.

Marília tem ainda os Caps Com-Viver e Catavento, respectivamente com 275 adultos e quase 200 crianças e adolescentes. São “portas-abertas” na rede SUS, ou seja, não necessitam de encaminhamento de outras unidades, basta comparecer para o acolhimento, às 7h, de segunda a sexta-feira.

O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.

CVV – SOCIEDADE EM AÇÃO

O Centro de Valorização da Vida é uma iniciativa social, sem fins lucrativos. O serviço realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas por dia.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes