23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ligações para o Centro de Valorização da Vida passam a ser gratuitas

Desde o último domingo (01), as ligações, de celular ou fixo, para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país, 24 horas por dia.

Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado no ano de 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço prestado pelo telefone 188.

O CVV, funciona desde 1962 e é dedicado a atender qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, afim de aconselhar e prevenir suicídios.

Além do telefone, o CVV disponibiliza atendimentos presencias, por chat e e-mail através do site.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos.

 

Botucatu e regiãoA Rede de Proteção à Vida de Botucatu une cada vez mais forças para auxiliar àqueles que precisam de apoio nos momentos difíceis e está precisando de voluntários. 

A equipe de voluntários tem recebido cada vez mais pedidos de ajuda de cidades da região de Botucatu, e sem o apoio de voluntários nessas cidades, não conseguirá atender a todos. “Nós temos que montar uma rede de apoio em São Manuel, que está com índice muito alto de suicídio. A média nacional de suicídio é de a cada 100 mil habitantes, são 6. Em São Manuel, em apenas dois meses e meio, foram seis casos”, explica Silvania, uma das responsáveis pela Rede.

Um grupo de orientação e apoio a dependentes químicos e etílicos, familiares e outras pessoas afetadas pelas drogas e álcool.começou a ser implantado em São Manuel em outubro de 2017, por meio da equipe de saúde mental em parceria com a Instituição Assistencial Maria de Nazareth , e realiza encontros às quartas-feiras, às 14h, na Creche da Instituição Assistencial Maria de Nazareth, que fica na Rua Maria E. S. Pinto Oliveira, CDHU I.

O objetivo do grupo é proporcionar a troca de experiências entre dependentes ou co-dependentes – pessoas afetadas de alguma forma pelo vício de dependência química. As reuniões, que serão realizadas na sede da instituição, irão estimular os participantes a buscar autoajuda através do reconhecimento da sua situação e buscar um novo estilo de vida livre do vício das drogas.

A perspectiva da equipe de saúde mental do município é que nos próximos meses seja inaugurado na cidade, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

Confira os grupos existentes e veja como você pode ajudar.

Grupo 1 – Apoiadores – pessoas em geral que se identifique com a causa

Grupo 2 – Profissionais – Psicólogo, Terapeuta, Médicos, para atendimentos individuais ou em grupo de psicoterapia, yoga, constelação familiar, reiki, dança circular

Grupo 3 – Religiosos de todas as denominações para fazer visita domiciliar ou hospitalar de apoio aos pacientes

Grupo 4 – Profissionais da mídia 

Grupo 5 – Dirigentes ou educadores de escolas particulares e pública para encaminhar alunos para tratamentos

Grupo 6 – Acolhimento – voluntários que fazem o primeiro contato por telefone com os pacientes e encaminham para tratamento.

Grupo 7 – Oração Ecumênica – grupo que faz oração pelo WhatsApp

Se você se interessou, entre em contato através do e-mail servicosocial@caio.com.br, envie seu nome e um telefone para contato e faça parte dessa missão.

A REDE – A Rede de Proteção à Vida nada mais é do que um grupo de voluntários das mais variadas áreas de atuação, dispostos a lutar de todas as formas pela valorização da vida no combate aos índices de suicídio. A ideia surgiu com a eficácia do Programa de Humanização da Empresa – PHE Bem-Estar, desenvolvido com extremo sucesso na empresa Caio Induscar há mais de 10 anos. Além da empresa, a Rede mantém uma parceria com o Centro de Valorização à Vida – CVV de Botucatu e com o renomado médico, Dr. José Manoel Bertolote. Aos poucos o grupo vai ganhando mais voluntários, mais força e mais vida.

A Rede de Prevenção à Vida também conta com um um site para facilitar a vida de quem precisa de ajuda, agendando consultas com psicólogos, terapia em grupo ou apoio espiritual.

O pedido de socorro de pessoas que estão com algum problema e não sabem a quem recorrer, deve ser feito através do endereço precisodeajuda.org, onde será realizado um cadastro com as principais informações, para que a equipe, formada por profissionais de diversas áreas da saúde, indique o melhor caminho.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes