20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Lençóis Paulista intensifica busca por casos de tuberculose

A Diretoria Municipal de Saúde, de acordo com programação da Secretaria Estadual, intensifica até o dia 19 de março a busca por casos de tuberculose em Lençóis Paulista. A meta é colher escarro de 1% da população por ano, o que daria no município, 656 exames por ano. Em 2016 a Diretoria de Saúde obteve um índice de 16%. Em 2017 foi alcançado o índice de 24%.

A taxa de incidência de tuberculose aumentou de 2016 para 2017, de 0,30/1000 habitantes para 0,48/1000 habitantes. Por isso, todas as unidades do município foram orientadas a realizar palestras, orientações, enfim, estimular a coleta de escarro dos cidadãos sintomáticos.

Desde segunda-feira (05) membros do Grupo de vigilância Epidemiológica tem feito palestras e deixado potinhos para coleta do material, como foi feito na casa CAPE. Na terça-feira (06), foi a vez de, junto com o CREAS, os agentes visitarem pontos dos moradores de rua para orientação e de como coletar o escarro. Quem tem tosse por mais de duas semanas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realizar a coleta.

A equipe da vigilância epidemiológica enviou dados e “potinhos” para UPA, CMU, Hospital, e também a Eba, Foccus e Ambiental, solicitando exames dos colaboradores sintomáticos. Também consta da programação do GVE, o envio de material para coleta junto a medicina do trabalho da Prefeitura, e a LWART/LAWRCEL.

A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo M. Tuberculosis e transmitida por via aérea, a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa. Ela afeta geralmente os pulmões, mas também pode afetar outras partes do corpo como ossos, intestino, bexiga, meninge etc. Os sintomas são tosse, febrícula ao entardecer, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza e mal estar geral.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes