20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Lençóis Paulista confirma primeira morte por gripe H1N1

A Secretaria de Saúde confirmou nesta quinta-feira (28), a primeira morte causada pela Gripe H1N1 em Lençóis Paulista.

A paciente, uma mulher de 43 anos, moradora do Centro, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no dia 19 de junho com sintomas da síndrome respiratória aguda grave, foi realizado um exame de raio-x e internada. No dia 20, foi iniciado o tratamento com o Tamiflu e transferida para o Hospital Estadual de Bauru. Mesmo diante dos cuidados, a paciente não resistiu e faleceu na madrugada de quinta-feira.

Para tentar intensificar a cobertura vacinal, a secretaria de Saúde informa que hoje e amanhã, vai estender o horário de funcionamento de todas as unidades de saúde de Município até as 20h. No sábado, todas as unidades também vão dar plantão de vacinação e vão atender das 8h às 13h.

“Infelizmente precisamos confirmar o primeiro caso positivo da gripe H1N1 em Lençóis Paulista e também o primeiro óbito por complicações em decorrência da doença. Nós tivemos outros casos suspeitos, mas tivemos dois casos negativos e aguardamos o resultado de outros cinco exames. Com esse caso positivo, temos a confirmação de que esse vírus está circulando em nossa cidade e temos que tomar tomas as providências para evitar a proliferação da doença”, declarou o secretário de Saúde, Ricardo Conti.

O secretário de Saúde ressaltou que a vacina está disponível em todos as unidades de saúde do município e alertou que índice vacinal ainda é baixo nos públicos prioritários, especialmente as crianças. “A medida mais efetiva de proteção contra a Gripe H1N1 e seus subtipos é a vacinação. Neste ano, a campanha começou no dia 23 de abril e até agora, apesar de ampla divulgação da campanha nos jornais, rádios e redes sociais, apenas 63,7% do publico prioritário atendeu nosso pedido e tomou a vacina. E a situação mais grave até o momento está entre as crianças, em que apenas 39% tomaram a vacina. Por isso, estendemos o horário de atendimento das unidades de saúde para atender esse público”, completou Conti.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda. Ela afeta o sistema respiratório e é facilmente transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe começa com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, coriza, tosse seca, calafrio e prostração. Outros sintomas em casos mais graves são: desconforto respiratório, desidratação e pneumonia.

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde, para a temporada de 2018 no hemisfério sul cada dose da vacina influenza contém cepas do vírus H1N1 (A/Michigan/45/2015 pdm09), H3N2 (A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 e B (B/Phuket/3073/2013). A vacina é aplicada intramuscular.

São considerados grupos prioritários crianças entre 6 meses e 9 anos, professores, profissionais da saúde, adultos entre 50 e 59 anos, idosos com mais de 60, gestantes, mulheres que tiveram filho recentemente, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas.

O diretor de Saúde também destacou que outra forma de evitar a proliferação da doença é tomar medidas simples de higiene pessoal como colocar a mão na boca ao tossir, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, fazer uso de álcool em gel ao sair ou chegar nos ambientes, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal (garrafas, copos, talheres), evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão e evitar aglomerações.

Notificações de suspeita de H1N1 no ano de 2018

Número de notificações: 08

Resultados positivos: 01

Resultados negativos: 02

Aguardando resultados: 05
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes