Com a expectativa de receber entre 30 e 35 mil pessoas no próximo dia 02 de novembro (Finados), o Cemitério da Saudade de Marília está em preparativos finais para a tradicional data.
Os serviços no local são administrados pela Emdurb – Empresa de Mobilidade Urbana de Marília. Já o comércio que tradicionalmente se concentra no entorno é regulado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública.
PRAZOS
Construções de sepulturas e revestimentos em túmulos já construídos (reformas) seguem até o próximo dia 23, desde que já autorizados e com o devido recolhimento de taxa até o dia 14 de outubro. O prazo para novos pedidos está suspenso.
O limite de data para obras visa a segurança e conforto dos visitantes, que já devem começar a movimentar a necrópole na próxima semana.
A chefe do cemitério, Maria José Torredato da Silva, explica que para limpeza, pintura e organização, não existe prazo estipulado. Dessa forma, os serviços de zeladoria das sepulturas pelas famílias ou particulares segue ininterruptamente.
Cautela sempre, explica a responsável, com o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Quem for levar ou fazer manutenção de vasos de plantas, deve se atentar para o uso de areia grossa.
“Essa areia é oferecida aqui mesmo no cemitério. Isso vale para todos os vasos sem furo. Se for vaso furado, não tem problema, desde que se garanta o escoamento da água. Essa cautela é muito importante para que não tenhamos focos do mosquito”, disse Maria José.
Datado de 1929, ano da emancipação do município, o Cemitério da Saudade tem cerca de 23 mil sepulturas. Já foram enterradas cerca de 95 mil pessoas no local, que conta concilia quadras de jazigos em formato tradicional e também o sistema de cemitério jardim.
SERVIÇO
O atendimento administrativo é informatizado e oferece apoio para quem deseja localizar um jazigo. Basta informar o nome da pessoa falecida e a data do sepultamento. O atendimento na necrópole é das 08h às 11h e das 12h30 às 18h.
No feriado de Finados a equipe administrativa e de serviços do Cemitério da Saudade estará à disposição, excepcionalmente, das 07h às 18h. A Emdurb terá ainda atendimento em apoio ao Trânsito, por meio dos agentes.
(com assessoria)