20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Fila na educação infantil tem redução de 34,5% no primeiro trimestre de 2018

A Secretaria Municipal da Educação de Bauru (SP) registrou no primeiro trimestre deste ano a maior queda proporcional na fila por vagas nas escolas municipais de educação infantil nos últimos 27 meses. A lista de espera, contabilizada em 1.490 crianças no mês de janeiro, caiu para 977 excedentes nesta segunda-feira (19), registrando uma significativa queda de 34,5%.

Estes dados comprovam um avanço no atendimento da demanda de matrículas, em comparação a outros períodos de 12 meses. Por exemplo, a fila em janeiro de 2014 era de 1.118 e saltou para 1.528 no mesmo mês de 2015, registrando um aumento de 36,7%. Após um ano, este número caiu 11%, passando para 1.359 em janeiro de 2016. O ano de 2017 iniciou com uma leve redução para 1.310 excedentes (menos 3,4%), subindo para 1.490 crianças que iniciaram na espera em janeiro de 2018 (aumento de 13,7%). 

Fator que influencia na manutenção dos excedentes na fila são os mandatos judiciais para matrículas, que por força de lei são cumpridos imediatamente. Foram 199 mandatos desde o início deste ano. O cumprimento destes dispositivos legais, quase sempre, consiste em passar crianças na frente e, com isso, dificulta a redução da fila. 

Central de Matrículas 
As solicitações de vagas para as escolas municipais de educação infantil devem ser protocoladas na Central de Matrículas, localizada nas dependências do Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal (Napem), localizado na Avenida Duque de Caxias, 16-55, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min. Os interessados devem comparecer com a cópia da documentação da criança e efetuar a inscrição para a escola desejada. 

A Central de Matrículas constitui-se em uma experiência inovadora, pois centraliza em um único local a busca por vagas nas 64 escolas municipais de educação infantil. Contando com um sistema informatizado que funciona por cruzamento de dados, a criança é cadastrada uma única vez e os responsáveis podem escolher até três (3) opções de escolas mais próximas de sua residência. À medida que a fila diminui e a criança é atendida e matriculada, seu nome deixa de contar na lista de espera em tempo real, sendo impossível haver duplicidade no cadastro geral. 

Novas unidades em breve 
A Secretaria da Educação trabalha no sentido de abrir novas salas de aula em algumas unidades escolares para suprir a demanda, inclusive com a previsão de entrega de novas unidades ainda neste ano. 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes