23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Festival Pint of Science acontece de 20 a 22 de maio em Marília

Marília vai participar pela segunda vez do Festival Pint of Science, que este ano acontecerá em 24 países, sendo que o Brasil é o campeão com 85 cidades participantes, no período de 20 a 22 de maio. Os temas continuam diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês e por aí vai.

Com apoio institucional da Prefeitura de Marília, o evento será realizado simultaneamente na cidade em três locais: 515 Pizza & Grill-Bar, Cupim Bar e Restaurante e Cachaçaria Água Doce (ver programação completa abaixo).

Em Marília, a coordenação geral será do professor Fábio Navarro, do Univem, que destacou a importância do evento. “O principal objetivo do Pint of Science é trazer a ciência para o público em geral, de uma forma descontraída e gratuita. No ano passado tivemos uma média de 150 pessoas, mas este ano esperamos que mais de 200 pessoas passem pelos locais durante os três dias.”

O Pint of Science cresceu exponencialmente. A fórmula do sucesso é simples: bons cientistas, excelente organização e um bar! Sim, o bar pode ser um local para discutir algo tão importante quanto a Ciência e de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade.

O objetivo do festival é este: derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa.

A organização é complexa. Por trás do festival há uma equipe nacional de 10 pessoas, sete coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e ainda os coordenadores de cada estabelecimento que recebe o festival.

São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos com na área científica das melhores Universidades do país com o objetivo de explicar para a população como a Ciência funciona e suas novas descobertas.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação do festival em Marília, com entrada gratuita a todos os interessados:

– No 515 Pizza & Grill-Bar (rua Antônio Galina, 250): Dia 20 (segunda-feira), às 20h, tema: Computação e informação salvando vidas!, com Leonardo Botega (doutor em Ciência da Computação e docente Unesp/Univem); dia 21 (terça-feira), às 20h, tema: Como combater incêndio com 0 e 1, com Gustavo Marttos (mestrando Unesp/graduação Univem); e dia 22 (quarta-feira), às 20hj, tema: 50 anos da chegada do homem à lua, com Ivan Lima (Pós doutor pela Agência Espacial Americana – Nasa).

– No Cupim Bar e Restaurante (avenida Presidente Roosevelt, 04): Dia 20 (segunda-feira), às 20h, tema: Privacidade, ainda tenho isso na internet?, com Caio Coneglian (doutorando Unesp/Professor Univem); dia 21 (terça-feira), às 21h, tema Crescimento e oportunidades para as mulheres na TI, com Monique Altero (embaixadora do movimento She++ Univem/Universidade de Stanford) e Raquel Sanches (Profª. Dra. e pró-reitora de graduação do Univem); e dia 22 (quarta-feira), às 20h, tema: Como a tecnologia vai te ajudar a conversar com seu médico, com Pedro (mestrando Famema).

Na Cachaçaria Água Doce (avenida Sampaio Vidal, 115A): Dia 20 (segunda-feira), as 20h, tema: Vovó estava certa: como esse brócolis, menino!, com Marcela Tsuboy (pós-doutora em Ciências Biológicas/Ufscar); dia 21 (terça-feira), às 20h, tema: Tecnologia para uma sociedade mais segura, com Valdir Jr (mestrando Unesp/graduação Univem); e dia 22 (quarta-feira), às 21h, tema: E aí! Vamos abrir uma Startup?, com Fábio Dacêncio (doutor em Engenharia Elétrica USP e docente coordenador Univem).

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes