28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Espetáculo com bonecos ensina crianças de maneira divertida como se alimentar melhor

O espetáculo Sabor da Vitória acontece em Tatuí (SP), entre os dias 19 e 21 de março. A encenação é realizada pelo BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas.

O BuZum! apresentará sessões gratuitas nas escolas municipais “Professora Maria da Conceição Oliveira Marcondes” e “Professor Paulinho Ribeiro”.

O tema do espetáculo desse ano é alimentação saudável, que vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. “Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentará uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.

Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça Sabor de Vitória abordará de forma poética e lúdica.

 

SOBRE A APRESENTAÇÃO

Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial, a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo, diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.

A itinerância pelas 24 cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR SPVias e acontece de até o mês de novembro de 2018, circulando por vários estados do Brasil. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR.

Depois de Tatuí, ainda no mês de março, o BuZum passará por Alambari (dia 22), Sarapuí (dia 23) e Capão Bonito (dia 26). Até o mês de dezembro mais 20 cidades receberão o projeto. São elas: Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capela do Alto, Buri, Taquarivaí, Itaberá, Itapeva, Itararé, Itaí, Cerqueira César, Avaré, Águas de Santa Bárbara, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga e Pardinho, Cesário Lange, Quadra, Porangaba, Torre de Pedra e Bofete.

 

BuZum! em 8 anos

Em setembro de 2018, o BuZum! completará oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar. São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas* de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

 

Repertório

O repertório da companhia possui 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BRsobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bolaespetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, rotina no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia. estreia seu mais novo espetáculo, Sabor de Vitória, acerca da alimentação saudável.

 

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

 

Ficha Técnica – Sabor de Vitória

Concepção: Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Texto: Claudia Naoum

Direção: Wanderley Piras

Elenco: Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Nilton Marques, Nina Rocha, Talita Azevedo, Geovana Oliveira, Fabíola Gonçales, Lívia Simardi e Rafael Souza.

Trilha sonora: César Maluf

Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing)

Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Juliana Christão

Produção de campo: Eduardo Paiva, Thiago Catelani e Leonardo Campos

Técnicos de som e luz: Henrique Ramos e Cristiano Santana.

Motorista: José Valério

Fotos: Alessandra Santiago

Direção administrativa: Jackson Iris

Assistente financeiro: Glaucia Souza

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

 

SERVIÇO

Espetáculo “Sabor de Vitória” – Tatuí

19 e 20 de março

Local: Escola Municipal Maria da Conceição Oliveira Marcondes (Rua Construtor Justo Del Santoro, 300 – Jardim São Luiz – Tatuí/SP).

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

 

21 de março

Local: Escola Prof. Paulinho Ribeiro (Rua João Mário Lourenço, Tanquinho – Tatuí/SP)

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

 

Classificação: 3 a 11 anos

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Duração: 20 minutos

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news 

(com assessoria – Foto: Milene Milan).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes