28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Entenda a diferença entre o atendimento no Pronto Socorro e unidades de saúde

Embora pertençam à mesma área, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Pronto Socorro têm diferenças no que diz respeito à finalidade. Conhecer a função de cada serviço pode poupar tempo, facilitar o atendimento e salvar vidas.

A UBS é a porta de entrada do SUS. É nela que os cidadãos passam por consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. Esse tipo de serviço está localizado nos bairros, perto da população.

A UBS também faz parte da Atenção Básica, que é desenvolvida pelas equipes de Saúde da Família (ESF), entre outras.

Nessas unidades são feitos curativo, inalação, pré-natal, acompanhamento de hipertensão, diabete, dores crônicas, diarreia e febre, além de outros casos onde não é necessário atendimento de urgência.

Já o Pronto Socorro é uma unidade hospitalar onde são atendidos pacientes com problemas de saúde agudos, cuja intervenção deve ser imediata. Esses pacientes não podem esperar por uma consulta com hora marcada para um atendimento médico.

No PS, portanto, são atendidos casos inesperados como acidentes, dores súbita ou intensa, tontura, desmaio, queimaduras, vômitos persistentes, convulsão, alteração súbita de consciência, obstrução de vias aéreas e respiração inadequada, entre outras complicações mais sérias.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes