Como medida de prevenção da zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que pode acarretar na microcefalia em recém-nascidos, a Diretoria Municipal de Saúde de São Manuel, através do setor de Controle de Endemias, está distribuindo gratuitamente repelentes para as mulheres grávidas do município. A distribuição teve início esta semana e será feita em todas as unidades de saúde de São Manuel.
Para que as gestantes possam receber o produto, elas devem comparecer na unidade munidas de RG, CPF e cartão de acompanhamento do pré-natal. A diretora de Saúde, Patrícia Rossanesi, esteve com a equipe do Controle de Endemias em uma das entregas e deu algumas dicas e orientações às gestantes.
“É importante que elas passem o repelente apenas na área exposta e que não passem por baixo da roupa. Ele deve ser usado durante todo o período de gestação. Ele tem uma duração de até 10 horas e a gestante tem que fazer a reposição diariamente”, explica.
Segundo a diretora, a proteção das mulheres grávidas é prioridade para a administração municipal. “O combate ao mosquito é uma tarefa permanente da Diretoria de Saúde. Essa ação é mais uma estratégia nesse trabalho de prevenção, ajudando essas mulheres a se manterem protegidas do zika”, afirma Rossanesi.
Além do zika vírus, o mosquito Aedes aegypti também transmite dengue e chikungunya.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)