24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Convênio de R$ 220 mil vai evitar assoreamento da Lagoa Municipal

O prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili, acaba de assinar em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, um convênio de R$ 220 mil para investimentos para proteger nascentes e evitar o assoreamento da Lagoa Municipal. O acordo foi assinado com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, órgão do Governo do Estado e a obra deve ser iniciada já no segundo semestre, após os trâmites legais e o processo licitatório.

A galeria pluvial que receberá o investimento está localizada na parte baixa do Distrito Industrial Fuad Razuk, na divisa com o Parque Ecológico Vale do Sol, da Lagoa Municipal e de grande área verde de preservação ambiental (APP). A galeria, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Pederneiras, tem a função de captar água principalmente das vias do distrito industrial.

“Será feita a recuperação do talude e dos danos causados pelo processo erosivo no local. Também será construída uma escada de dissipação de energia hidráulica para conter a força da água em dias de chuva”, explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, Silvio Aparecido Bueno.

Ele explica que no local há três nascentes de água que nutrem a Lagoa Municipal. “A obra irá, sobretudo, proteger essas nascentes e evitar que a Lagoa Municipal passe por processos de assoreamento futuramente”, destaca.

Histórico

Em dezembro de 2017, o local sofreu danos após uma chuva forte de verão. Desde então a Prefeitura solicitou recursos ao Estado para a execução de obra para proteger o local, a Lagoa Municipal e as riquezas hídricas que estão no entorno.

“Proteger as nossas nascentes, cuidar do meio ambiente e zelar pela segurança da nossa cidade é a uma grande preocupação que temos. Agradeço ao Estado pelo recurso que, com certeza, resolverá o problema do assoreamento da Lagoa Municipal”, diz o prefeito.

Segundo o convênio estabelecido entre Prefeitura de Pederneiras e FEHIDRO, as obras deverão ser licitadas, contratadas e executadas ainda no ano de 2019.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes