A reportagem do site Agência14News apurou que o Centro de Detenção Provisória (CDP) localizado no município de Itatinga (SP) pode ser transformado em penitenciária.

A unidade atual é voltada para presos que estão aguardando julgamento enquanto a penitenciária é para quem já foi condenado e cumprirá sua pena.

“A Secretaria da Administração Penitenciária informa que avalia a possibilidade de alterar o sistema de funcionamento do Centro de Detenção Provisória de Itatinga, de tal forma que presos da região, quando condenados, não sejam transferidos para unidades penais distantes do domicílio de seus familiares e não tenham a visitação dos parentes prejudicada ou dificultada”, informou a secretaria estadual ao site Agência14News.

Mesmo os presos ficando mais tempo na cidade, o que poderia motivar a mudança de suas famílias para perto, a estratégia, diz a SAP, é manter o preso na sua região e perto de sua família. “A modificação, caso aprovada, não ocasionará nenhum risco à população vizinha ao presídio. Não é intenção da Pasta, caso alterada a finalidade, transferir para a unidade penal presos de outras regiões do Estado”, destaca. 

O CDP de Itatinga fica no km 228 + 629m da Rodovia Castello Branco (SP-280), perto do Distrito de Lobo.

Número atualizado até o dia 23 de janeiro dizia que a unidade prisional que tem capacidade para 847 detentos estava abaixo de sua lotação, com 501 internos.

O Estado tem 85 penitenciárias, 42 CDPs, 15 CPPs (Centro de Progressão Penitenciária), 22 Centros de Ressocialização, 1 Regime Diferencial Fechado, 3 Hospitais e 15 unidades em construção, totalizando 183 (168 em atividade).

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)