Na noite desta quarta-feira (17), 17, o Cemitério Municipa de Pederneirasl foi invadido e teve dezenas de túmulos furtados. Em um levantamento preliminar, os marginais levaram crucifixos de metal, vasos de metal e armações de foto de identificação dos falecidos.
Outros túmulos foram depredados pelos marginais. É a segunda vez que o Cemitério Municipal é invadido em menos de um ano. Da última vez, o estrago foi maior. Os ladrões levaram estátuas de cristo, santos, vasos, crucifixos e destruíram jazigos.
“Além da falta de segurança e da questão criminal, é uma tremenda falta de respeito com as famílias dos falecidos. O Cemitério deveria ser um local de paz e de tranquilidade, infelizmente a criminalidade parece que não respeita nem isso. Este foi um dos motivos que propusemos a criação da Guarda Civil Municipal em Pederneiras, para ser um instrumento de reforço e apoio ao trabalho já realizado às Polícias, principalmente no que se refere aos prédios públicos”, afirma o prefeito Vicente Minguili.
Entenda o caso
Na noite desta quarta-feira, o zelador do Cemitério Municipal de Pederneiras, Jesus Donizete Salvador, recebeu uma denúncia anônima avisando que havia pessoas dentro do cemitério e entrou em contato com a Polícia Militar.
“Nós fomos orientados pela Polícia Militar a localizar as famílias responsáveis pelos túmulos e jazigos que tiveram bens roubados ou depredados para que façam o boletim de ocorrência, caso queiram”, explicou Donizete.
Atualmente, o Cemitério Municipal de Pederneiras conta com 28 mil corpos sepultados em aproximadamente 15 mil túmulos ou jazigos de famílias.
Violência assusta
“Nós estamos preocupados com a escalada da violência e do vandalismo em Pederneiras, tanto que propusemos a criação da Guarda Civil Municipal para ser mais um instrumento de combate e prevenção ao crime na cidade. Infelizmente, o projeto foi rejeitado pela Câmara Municipal. Agora, a população está clamando por segurança. Espero que os vereadores façam uma análise com mais atenção e optem por proteger a população de Pederneiras na próxima votação da lei que cria a Guarda Municipal. Nós precisamos de mais segurança e não podemos ficar calados diante da impunidade. Esses marginais invadiram um prédio público e não podem ficar impunes. Isso tem que acabar e a Guarda Municipal vai ao encontro disso, de ser um mecanismo a mais, ao lado das Polícias, um reforço para reprimir e combater o crime”, conclui o prefeito Vicente.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria)