18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Câmara rejeita projeto do Executivo e servidores municipais ficam sem reajuste salarial

Cerca de 100 crianças de 4 meses a 3 anos de idade ficaram impossibilitadas de ir à creche hoje no bairro Jardim Pacaembu, em Pederneiras (SP), devido à paralisação de 18 dos 24 funcionários da CMEI Profª Maria Antonia Pereira Tincani, nesta semana.

O fato ocorreu após votação dos vereadores na noite de ontem que rejeitou o projeto do poder Executivo que autorizava o reajuste de 2% no salário dos servidores municipais, o que, somado ao adicional por tempo de serviço geraria um aumento final no ano de 2018, para cada servidor, na ordem de 4%.

“Desde o início nós fomos muito transparentes e honestos com a Câmara Municipal e com os funcionários públicos, informando que esses 2% eram a única possibilidade de aumento. Com certeza gostaríamos de conceder um reajuste maior aos nossos servidores, mas temos que trabalhar dentro de uma política financeira transparente e responsável”, afirmou o prefeito Vicente Minguili e completou: “agora com a rejeição do projeto pela Câmara, quem perde é o servidor público que ficará sem aumento nenhum e não era isso o que queríamos”.

Segundo o prefeito, a situação atual do município impede um reajuste maior, já que a queda na arrecadação é uma realidade. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Planejamento Orçamentário, de 2016 para 2017 o aumento na arrecadação da prefeitura foi de apenas 0,65%, mas mesmo assim em 2017 o prefeito concedeu um reajuste de 5% mais 2% de adicional ao servidor.

“Para este ano a previsão também não é animadora. Veja, por exemplo, em março de 2017 a arrecadação foi de R$ 10.177.947,13; já em março deste ano caiu para R$ 8.990.673,19. Mesmo assim o prefeito ofereceu um aumento real de 4% ao funcionário”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Rita Garnica.

Tendo em vista que a inflação registrada no período, segundo dados do IPC-FIPE, é de 1,93%, o servidor público municipal teria um aumento superior à inflação, significando um aumento real de poder aquisitivo do salário.

Greve

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, após negociação na tarde desta terça-feira (08), a partir desta quarta-feira (09), as atividades na creche do Jardim Pacaembu voltaram ao normal.

Até o fmomento, nenhum outro movimento de paralisação foi registrado em nenhum outro setor da Prefeitura Municipal de Pederneiras, que conta hoje com cerca de 1.500 funcionários.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes