18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Barra Bonita registra queda de casos de dengue e acidentes com escorpiões

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barra Bonita apresentou dados estatísticos que revelam uma queda significativa dos casos de Dengue e Escorpiões registrados no Município, durante este ano.

No período de janeiro a abril do ano passado (2019), foram confirmados 65 casos autóctones (contraídos no município) e 35 casos importados de dengue. No mesmo período deste ano (2020) foram apenas 3 casos autóctones (-62%) e 8 casos importados (-29%).

Em relação aos escorpiões a queda também foi acentuada. De janeiro a abril de 2019 foram 138 notificações e 26 acidentes registrados. No mesmo período deste ano foram 71 notificações (-49%) e 24 acidentes (-8).

De acordo com o secretário municipal de saúde Cisso Ereno, apesar do foco das pessoas e da mídia estar voltado ao COVID-19, o combate a outras pragas como a dengue, por exemplo, não foi paralisado.

“Nosso Setor de Controle de Vetores, apesar das restrições por conta da pandemia, principalmente em relação ao acesso nas residências, continua fazendo um excelente trabalho com mapeamento da cidade e atuação mais forte nas áreas de maior incidência, sem deixar de lado as outras áreas. Isso tem dado muito certo”, explicou o secretário, revelando ainda que foi incorporado ao protocolo da dengue um check-list para prevenção contra escorpiões onde os agentes realizam na mesma visita, os trabalhos preventivos de ambos os Vetores (dengue e escorpião).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou apenas este ano, 525 mil casos de dengue com 181 mortes, além de 15.051 casos e 03 mortes por Chikungunya, e 2.054 casos de Zika. Somente o Estado de São Paulo registrou 139.800 casos de Dengue com 39 mortes.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes