29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Barra Bonita recebe Projeto ConSertão no dia 18 de março

O projeto ConSertão segue sua itinerância de concertos ao ar livre pelo interior paulista e Barra Bonita será o segundo município a receber a apresentação, no dia 18 de março (domingo), às 20h30, na Praça Deputado Waldemar Lopes Ferraz.

O ConSertão presta uma homenagem aos compositores da música caipira e, neste concerto, também comemorará os 135 anos da cidade de Barra Bonita, cuja realização será uma parceria com a Prefeitura do município. Os artistas Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Lula Barbosa; e aOrquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra, são os protagonistas da iniciativa.

O projeto foi concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções Artísticas. Segundo Cláudio, “o objetivo é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.

A maioria dos compositores homenageados no espetáculo é de São Paulo, Estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos autores e intérpretes do gênero. Um dos homenageados é o compositor Belmonte, filho de Barra Bonita. Completam a lista Teddy Vieira, Raul Torres, João Pacífico, Tião Carreiro, Zé Fortuna, Serrinha, Palmeira, Renato Teixeira, Adauto Santos, Angelino de Oliveira, Rolando Boldrin e Elpídio dos Santos.

Sucesso de público e crítica, a estreia do ConSertão aconteceu em Piracicaba, em 19 de janeiro, emocionando as mais de 2.500 pessoas que prestigiaram o concerto. Conjunto convidado do projeto, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), grupo de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, também acompanha o projeto, que passará por mais três cidades, sendo Paraguaçu Paulista o próximo município contemplado pelo projeto no dia 25 de março.

Todos os arranjos orquestrados foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que assina a direção musical e também é o solista em todas as apresentações, empunhando um dos principais personagens da cultura do interior, a viola caipira.

Cláudio Lacerda conta: “acho que todo cantor sonha em ser acompanhado por uma Orquestra. Eu sonho! Em 2010 formatei o projeto ‘Moda Sinfônica’ com o Quarteto de Cordas Mafra. Em maio de 2015, conversando com o Neymar Dias em uma boa mesa de bar, aumentei o tamanho do sonho e perguntei o que ele achava de um concerto com uma Orquestra, interpretando clássicos caipiras. Ele achou a ideia incrível e se ofereceu para escrever os arranjos. Na mesma hora o convidei para ser o solista na viola caipira. Quando falei o nome ConSertão, percebi que passamos a falar seriamente sobre o projeto. Lembrei do joseense Marcos Librantz, da Agência NTZ, especialista em projetos culturais, pois havia assistido a um curso com ele no Cultura e Mercado dias antes. Marcamos uma reunião, apresentei o projeto para ele e sua sócia Luciana Ciucci, e saí de lá com dois parceiros maravilhosos, que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar esse meu sonho!”.

Cláudio, além de Diretor Artístico do projeto, será ainda cantor nos espetáculos junto a Lula Barbosa e emprestarão suas vozes como intérpretes de belas canções dos compositores homenageados, como “Você Vai Gostar”, “Boiadeiro Errante”, “Cheiro de Relva” e “Cabocla Tereza”. “O Lula foi convidado por ser um grande cantor e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso!”, diz Lacerda.

Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto. Débora Barros, coordenadora de relações externas da empresa, ressalta a importância da iniciativa: “O concerto une música caipira e erudita em uma programação para toda a família. A Raízen acredita que o desenvolvimento de cada indivíduo se dá em função das oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que possam contribuir com isso”.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica.

Serviço
CONSERTÃO – Barra Bonita
Data: 18 de março de 2018 (domingo)
Horário: 20h30
Local: Praça Deputado Waldemar Lopes Ferraz
Classificação: Livre
Informações: facebook.com/consertao

Próxima apresentação:
Paraguaçu Paulista – 25 de março

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes