Desde 2015 | A informação começa aqui!

Barra Bonita recebe o espetáculo “Olga, a Pulga” dias 8 e 9 de novembro

Nos dias 08 e 09 de novembro, o público de Barra Bonita poderá ter contato com uma história divertida e emocionante, concebida, escrita e interpretada pela atriz Tereza Gontijo, mais conhecida como Palhaça Guadalupe. A Casa de Cultura e Cidadania receberá três apresentações do espetáculo “Olga, a Pulga” e três oficinas “Técnicas Básicas de Palhaço”. Tantos os alunos das instituições quanto o público em geral poderão participar das oficinas e prestigiar gratuitamente as peripécias de Guadalupe e sua pequena grande amiga. 

Em “Olga, a Pulga”, Tereza Gontijo promove uma grande interação com a plateia, demonstrando domínio da cena e do espetáculo. Em uma esquina de rua, onde não há nada além de uma lixeira, um muro, alguns caixotes e um poste de luz, mora a Palhaça Guadalupe. Antes uma grande artista, hoje ela mora numa lata de lixo, mas não deixa de lado sua essência e faz de sua nova morada o seu picadeiro. Lá ela conhece Olga, uma pulga acróbata que anda na corda bamba, e passa a apresentar seu grande show. Reutilizando materiais que foram jogados no lixo, como sacolas plásticas, um funil e uma trena, Guadalupe apresenta-se como domadora dessa pequena grande estrela. 

Do começo ao final surpreendente, o público fica totalmente cativo com as peripécias desta palhaça e de sua amiga imaginária, que é lançada em uma catapulta e caminha pelo “trampolim da morte”. Dos elementos como papelão, sacolas plásticas, um funil e uma trena, ao cenário e figurino, tudo representa a dura realidade em que vivem. Mas não faltam palhaçadas e trapalhadas nesta narrativa que retrata o cotidiano da dupla, do despertar à procura por comida, da transformação do espaço à realização do grande show.

O espetáculo conta com a direção cuidadosa de Anderson Spada, ator e palhaço que atua na ONG Doutores da Alegria, Cia Vagalum Tum Tum e Trupe Irmãos Atada. O figurino é assinado por Christiane Galvan, o cenário por Bira Nogueira e Estevão Machado, que também é responsável pelo projeto gráfico. A pesquisa para trilha sonora é de Tereza Gontijo.

Tereza Gontijo é atriz e palhaça com 18 anos de trajetória artística. Mineira de Belo Horizonte, reside em São Paulo desde 2010, onde atua na ONG Doutores da Alegria, Cia Vagalum Tum Tum, Coletivo Sampalhaças e Orquestra Modesta, além de ter atuado no espetáculo Jogando no Quintal de 2010 a 2014. Em 2011 recebeu os prêmios FEMSA como Atriz Revelação e o APCA de Melhor Elenco, ambos pela peça “O Bobo do Rei” da Companhia Vagalum Tum Tum. 

A cidade também receberá a oficina “Técnicas Básicas de Palhaço”, ministrada por Anderson Spada, diretor do espetáculo. Com acompanhamento da artista Tereza Gontijo, aoficina aborda o circo e a palhaçaria clássica, com o aprendizado de piadas físicas, partituras de movimento e pequenas cenas em dupla. “Técnicas Básicas de Palhaço” tem por objetivo ainteração entre pais e filhos, o desenvolvimento da desinibição e da espontaneidade, através das trapalhadas de palhaços. Pais e filhos farão juntos como forma de interagirem de maneira diferente da cotidiana, para, depois, brincarem de palhaçaria em suas casas.

Este projeto se realiza através do EDITAL PROAC Nº 11/2015 – Montagem e Temporada e/ou circulação de espetáculo de circo

Serviço
O quê: Espetáculo Olga, a Pulga
Onde: Casa de Cultura e Cidadania de Barra Bonita – Rua Carlos Tozelli, nº 7 – COHAB
Quando: dias 08/11, às 14h e 09/11, às 10h (Fechadas aos alunos da instituição) e no dia 09/11, às 19h30 (Apresentação aberta ao público).
Quantidade de lugares: 300
Quanto: Grátis – Ingressos distribuídos 30 min antes do espetáculo. Limite de 2 ingressos por pessoa (o espaço tem acesso para cadeirantes)
Duração: 50 min
Classificação: Livre

O quê: Oficina “Técnicas Básicas de Palhaço”
Onde: Casa de Cultura e Cidadania de Barra Bonita – Rua Carlos Tozelli, nº 7 – COHAB
Quando: Dia 09/11, das 14h às 15h e dia 10/11, das 09h às 10h (Fechada aos alunos da instituição).
Quanto: Grátis – Limite de 30 pessoas // Inscrições: 15 min antes do início da oficina
Para quem: participantes acima dos 6 anos

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também