25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Avaré participará do programa “Caminhos para a Cidadania”

A Secretaria da Educação confirmou a participação da Estância Turística de Avaré no programa “Caminhos para a Cidadania”, ação sócio educacional criada em 2002, com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana, meio ambiente e cidadania. 

A previsão é de que em 2017 o programa envolva 2.175 alunos e propicie a capacitação para 83 professores da rede municipal de Ensino. A iniciativa é coordenada pelo CCR, com o apoio das Unidades de Negócio do Grupo CCR. O programa oferece uma abordagem didático-pedagógica, desenvolvida para se trabalhar de forma transdisciplinar questões relativas à cidadania, segurança no trânsito e a preservação do meio ambiente. O objetivo do programa é contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos. 

Desde seu início o programa já atendeu mais de 2 milhões de alunos, 90 mil educadores e duas mil escolas participantes, em mais de 100 municípios. Presente em três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná), o “Caminhos para a Cidadania” tem como foco alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. 

Metodologia
O programa atua por meio de um conjunto de recursos didáticos/pedagógicos em educação no trânsito e ambiental para alunos, professores e para a comunidade escolar – preferencialmente, em parcerias com as redes públicas municipais de ensino.

Por meio da transversalidade do conteúdo proposto, o programa possibilita aos educadores novas situações didáticas, cuidadosamente planejadas, que ajudam a promover atitudes e conceitos de proteção à vida e à natureza, orientadas por valores como: solidariedade, inclusão, segurança, respeito e ética.

A metodologia do programa Caminhos para a Cidadania foi elaborada tendo como direcionadores: Quatro Pilares da Educação – UNESCO; Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação; Lei de Diretrizes e Bases de Educação; Código de Trânsito Brasileiro; e Política Nacional de Educação Ambiental.

A proposta é promover o diálogo entre os temas/objetivos e as disciplinas curriculares tradicionais, oferecer aos educadores novas perspectivas, para a abordagem formativa de seus alunos em segurança no trânsito, valores de cidadania e proteção ambiental, marcam as principais características do programa.

A metodologia do programa está fundamentada em três pilares: 
– Sistema de Capacitação: é um conjunto de eventos direcionado a educadores onde são trabalhados os temas: autoestima, motivação, sensibilidade e conceitos sobre trânsito e meio ambiente. Trata-se de um espaço onde ocorre a troca de experiências entre educadores e formadores, por meio de dinâmicas, atividades lúdicas, conceitos e práticas pedagógicas, materiais interativos e textos relacionados aos objetivos propostos.

– Material didático: o programa distribui gratuitamente os materiais didáticos utilizados pelos participantes, composto basicamente por: livros didáticos para professores e alunos, jogo e folhetos para as campanhas.

– Atividades complementares:  são ações realizadas ao longo do período letivo, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos alunos. Divulgam as ações pedagógicas e proporcionam experiências além da sala de aula, para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. As principais atividades são: Blitz educativa, Campanha Caminhos, Arte e Cidadania (4º. ano), Campanha Caminhos para a Cidadania (5º. ano) e apresentação teatral.
 
Outras informações podem ser obtidas no site do programa “Caminhos para a Cidadania”: http://www.caminhosparaacidadania.com.br

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes