24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Após espera de 5 anos, cobertura da quadra da escola Augusto Reis é autorizada

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura Municipal de São Manuel recebeu a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) para realizar a cobertura da quadra de esporte do prédio da EMEF Dr. Augusto Reis, tombado como patrimônio histórico em 2002.

Esse processo foi iniciado em 2012 no Condephaat, quando o governo federal liberou uma verba de R$ 550.000,00 para a cobertura da quadra de esportes. Desde então, o processo ficou parado no órgão.

Este ano, a Diretoria de Obras e a Diretoria de Educação e Cultura retomaram o processo, visitando o órgão e pedindo agilidade ao processo, até porque a verba liberada pelo governo federal tinha o vencimento para o segundo semestre de 2017. “Como enviamos os documentos de que o Condephaat estava analisando a intervenção no prédio, o governo federal prorrogou o prazo do vencimento da verba”, explica Adilson de Vasconcellos, diretor de Obras.

O parecer favorável do Conselho foi realizado de forma unânime em reunião no dia 25 de setembro, cuja ata é de número: 1893. De acordo com a Diretoria de Obras, o próximo passo é realizar a licitação para a cobertura da quadra.

História da Escola

Em 1895, quando apareceram as primeiras ideias de fundação de um grupo escolar em São Manuel, apenas três escolas isoladas funcionavam ali: os 1º e 2º anos do sexo masculino, e o 2º ano do feminino. Nessa época, chegaram de Botucatu os professores Benedito Maria Tolosa e D. Garibaldina Pinheiro Machado Caldeira Tolosa, sua esposa, removidos para São Manuel – ele para o cargo de diretor do grupo e para o 3º ano do sexo masculino, e ela para o cargo de adjunta do mesmo grupo e para o 1º ano do sexo feminino.

O primeiro passo para a criação do grupo escolar foi a reunião das escolas isoladas existentes então. A partir daí, começaram a funcionar as do sexo masculino em um prédio, e a do feminino em outro, porém ambas as escolas situadas no Largo da Matriz.

O governo, atendendo à solicitação da Câmara Municipal, promulgou, no dia 24 de janeiro de 1900, a lei que decretava a criação do grupo. Foi instalado em 10 de fevereiro do mesmo ano, e entre 1900 e 1902 funcionou nos mesmos prédios onde inicialmente estavam instaladas as escolas reunidas.

Em 15 de novembro de 1900, foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo edifício destinado a esse grupo escolar. Em 1902, foram concluídas as obras e começaram a funcionar as classes do Grupo Escolar Dr. Augusto Reis.

Desde seu início até 1908, o grupo funcionou com um número de matrículas nunca inferior a 390 alunos.

Arquitetura da EMEF Dr. Augusto Reis

O edifício projetado por Victor Dubugras constitui uma solução única dentre os grupos escolares construídos na época: o ginásio foi incorporado à edificação, resultando numa fachada assimétrica. É o único projeto que apresenta esse tipo de solução, até 1920.

Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, seu prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes