26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Câmara vota parecer de comissão sobre projeto para tornar comércio essencial

Por conta do agravamento da pandemia no município, mais uma vez a Câmara de Botucatu realizará a Sessão Ordinária de forma remota.

Nessa segunda-feira, às 20h, o interessado pode acompanhar os trabalhos legislativos pelo site, facebook da Câmara ou TV Câmara Botucatu (canal 31.3 da rede aberta digital e canal 2 da Claro Net TV).

Confira a pauta da Ordem do Dia:

1) Projeto de Decreto Legislativo Nº 1/2021, de iniciativa da Mesa Diretora, que dispõe sobre a concessão da Medalha “Reconhecimento Comunitário de Segurança”.
discussão e votação únicas/quórum: 2/3

2) Parecer da Comissão de Constituição e Justiça relativo ao recurso interposto pelo vereador Abelardo, em face da decisão do Presidente da Câmara que não recebeu o Projeto de Lei n° 12/2021.
discussão e votação únicas/quórum: maioria absoluta

“No esforço de evitar a propagação de desinformação, vale ressaltar que o que será votado é o PARECER da CCJ referente a recurso (e não o Projeto)”, informou a assessoria.

O projeto que torna o serviços do comércio varejista, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings, praças de alimentação e corredores especiais, como essenciais entrou na Câmara, foi considerado inconstitucional pelo setor jurídico e acabou sendo barrado. Depois, o vereador-autor entrou com recurso, onde houve analise da Comissão de Constituição. Essa análise será votada pelos vereadores para saber se o projeto será enfim arquivado ou continua na Câmara Municipal.

A comissão tem como integrantes: Marcelo Sleiman (presidente), Sargento Laudo (relator) e Alessandra Lucchesi (membro), pois Lelo Pagani estava internado com Covid.

Na fase emergencial do Plano São Paulo de combate Pandemia, o comércio só pode funcionar com compras sendo retiradas de carro e por entregas. Botucatu teve dois finais de semana de lockdown para segurar o avanço das mortes provocadas pela Covid-19.


Decisão da comissão sobre o projeto

ASSUNTO: Análise do recurso interposto pelo vereador Abelardo contra a decisão da Presidência pelo não recebimento do Projeto de Lei nº12/2021.

Em reunião realizada no dia 24 de março esta Comissão analisou o recurso interposto pelo vereador Abelardo, a respeito do não recebimento do Projeto de Lei nº 12/2021, que recebeu parecer jurídico da procuradoria da Câmara, opinando pela “flagrante inconstitucionalidade”.

Após análise, manifestamos de acordo com os fundamentos exarados no parecer jurídico, bem como com a decisão do Presidente da Câmara, visto que, até o momento, não há entendimento sobre a sua constitucionalidade.

Outro ponto importante que julgamos ser destacado é que uma lei municipal não pode ser menos restritiva do que uma lei estadual ou federal e, de acordo com o parágrafo 1º do artigo 2º do Regimento Interno, “a função legislativa consiste em deliberar, por meio de emendas à Lei Orgânica do Município, leis, decretos legislativos e resoluções sobre todas as matérias de competência do Município, respeitadas as reservas constitucionais da União e do Estado. ”

Desta forma, pelos motivos contidos no parecer jurídico, que acompanha a matéria, e nos elementos que embasaram a decisão da Presidência, que passam a compor este parecer, deliberamos pela inconstitucionalidade da matéria e a inadmissibilidade do Projeto de Lei nº 12/2021. Portanto, negamos provimento ao recurso manifestado pelo Vereador Abelardo.

Dê-se ciência. Plenário “Vereador Laurindo Ezidoro Jaqueta”, 24 de março de 2021.


O presidente da comissão, Marcelo Sleiman considerou que a Comissão de Constituição Justiça e Redação analisou apenas a Constitucionalidade da Lei. “Não analisamos o Mérito. Mas sim aspectos legais. Como havia Parecer do Procurador Jurídico da Câmara apontando pela Inconstitucionalidade da Lei, e perante vários acórdãos e decisões de órgãos colegiados superiores, a Comissão entendeu, também, ser inconstitucional a Lei. E, com isso, foi encaminhado Plenário e amanhã todos os Vereadores decidirão se acatam o Parecer da CCJ e do Procurador ou se decidem que é o Projeto deva continuar tramitando na Câmara”, explicou.

“O Parecer da Comissão de Constituição e Justiça, portanto, é, relativo ao recurso interposto pelo vereador Abelardo, em face da decisão do Presidente da Câmara que não recebeu o Projeto de Lei. Como ratificamos a decisão do Presidente, não demos provimento ao Recurso, por isso vai ao plenário”, finalizou Sleiman.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes