Nesta terça-feira (22/03, policiais civis localizaram um abate clandestino de bovino que estava sendo realizado sem qualquer condição de higiene.
A ação policial ocorreu em uma propriedade, na região da estrada Elias Alves, na área rural de Botucatu.
Tudo começou quando chegou à DIG – Delegacia de Investigações Gerais de Botucatu uma denúncia ao GIAR – Grupo de Investigação em Área Rural porque o sítio estava fazendo abate irregular.
A polícia ainda descobriu que a carne já tinha comprador. No local estiveram os policiais Marcos e Faria, juntamente com equipe da Guarda Civil Municipal composta pelos GCMs Santos e Gisele.
O responsável pelo sítio confirmou que estava sendo realizado um abate de uma vaca e que contratou uma pessoa para esse trabalho. Ele levou a equipe até a mangueira onde o bovino já havia sido abatido. O animal estava dependurado para corte, já sem as vísceras, e teve o couro removido.
Constatada essa situação, foi acionada equipe da Polícia Científica e da Vigilância Sanitária, que constatou a irregularidade do abate, pois foi realizado em local inapropriado, e sem os
procedimentos de higiene necessários.
A carne foi encaminhada para o descarte uma vez ser imprópria para o consumo e à saúde.
As pessoas envolvidas foram apresentadas no plantão policial para o registro da ocorrência. Foram apreendidos um machado, uma
serra e um “balanção”, além de apetrechos utilizados no abate do animal, como serra e machado.
Nesse tipo de caso a polícia apura crime contra a saúde pública e se há relação com furto de animais.