Desde 2015 | A informação começa aqui!

Operação prende integrantes de quadrilha durante furto de trilhos em Itatinga

Mais prisões ocorreram na região de Botucatu (SP) por conta de furto de trilhos da ferrovia, crime praticado por um grupo organizado nesse tipo de ação.

Tudo começou na manhã dessa sexta-feira (03/02/2023) quando os Policiais Civis Luciano e Bruno, após receberem denúncias dando conta que estariam ocorrendo furtos de trilhos de trem, nas imediações da Fazenda Paula Souza/Morrinhos, se dirigiram para esse endereço.

Com o apoio da Guarda Municipal de Itatinga/SP, e com a utilização de um drone de referido órgão, os agentes conseguiram percorrer a linha férrea através do alto e constatar o local exato onde haviam sido subtraídos os trilhos, bem como um ponto específico esse material tinha sido cortado e pronto para ser transportado.

Posteriormente, os policiais receberam novas informações, dando conta que um suspeito que residia próximo daquele lugar estaria recebendo dinheiro para guardar em sua residência os instrumentos utilizados no corte da linha férrea, como: maçarico, botijão de gás e cilindro de oxigênio.

Os agentes foram até essa casa, onde após o morador franquear a entrada, eles encontraram os materiais utilizados pelos furtadores: botijão de gás, maçarico, cilindro de oxigênio, peças de reposição para maçarico e entre outros utensílios. Desta forma, os policiais apreenderam as ferramentas e conduziram o morador até a Delegacia de Polícia de Itatinga/SP. Ele foi indiciado pela Autoridade Policial Titular por participação no crime de furto qualificado por concurso de duas ou mais pessoas e praticado durante o repouso noturno.

A Polícia Científica foi acionada para o local, onde a equipe verificou que a quantidade de trilhos subtraídos era de aproximadamente 1.600 metros, enquanto que restaram no local somente 300 metros, material esse que foi apreendido e entregue à empresa Rumo Malha Paulista S.A., responsável pela linha férrea.

Novo caso constatado no mesmo dia

Novamente, por volta das 17h30, os Policiais Civis Luciano, Allan e Bruno, escalados para compor a equipe GIAR II, em seguida, receberam a informação de que um caminhão suspeito estaria atolado às margens da linha férrea nas imediações da Fazenda Paula Souza/Morrinhos, por isso partiram em direção ao local também com o apoio de uma equipe da Guarda Municipal de Itatinga/SP composta pelo Inspetor Oliveira, GCM Trindade e GCM Gomes, onde ao chegarem se depararam com o referido caminhão e com dois homens.

Naquele momento, um deles logo que avistou as viaturas se aproximando fugiu pela mata. O outro foi abordado, e ao ser questionado, disse que estava naquele local para retirar caixas de abelha. Porém, ao ser indagado sobre material de proteção, tais como: macacão de apicultor e luvas, acabou entrando em contradição e confessando que estava ali para coletar trilhos que já haviam sido cortados anteriormente, e receberia R$ 200,00 pelo ato criminoso.

Em continuação às diligências, alguns metros à frente os Policiais Civis acabaram por se deparar com mais três indivíduos margeando à linha férrea. Assim que viram a equipe eles tentaram fugir. Dois foram detidos e um conseguiu fugir pelo meio do mato.

Ao serem questionados, os dois detidos confessaram que haviam sido contratados para carregar os trilhos de trem já cortados por outra equipe e receberiam R$ 200,00.

Em seguida, a polícia apreendeu o caminhão usado no transporte. Os três envolvidos foram conduzidos até o Plantão Policial de Botucatu/SP onde a Autoridade Policial Plantonista ratificou a prisão em flagrante por tentativa de Furto Qualificado mediante o concurso de duas ou mais pessoas, sendo os mesmos encaminhados à Cadeia Pública de Itatinga/SP, onde passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da justiça. (do 14News com Polícia Civil – GIAR).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também