Entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro a Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu realizou treinamento de tiro defensivo com pistola semi-automática calibre .380 a todo efetivo da instituição, respeitando a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), bem como avaliação de tiro defensivo nos moldes da legislação vigente.
O instrutor da GCM Emanuel Barcaça, profissional credenciado pelo Departamento de Polícia Federal esteve ministrando as aulas de tiro, bem como realizando a aplicação e avaliação do teste anual obrigatório aos guardas civis municipais.
Os testes foram aplicados nas instalações do Clube de Tiro Águia Dourada, e durante o treinamento foram repassados aos GCM's assuntos sobre: uso legal e diferenciado da força; a arma de fogo e o uso diferenciado da força; regras de segurança com a arma de fogo; limpeza e conservação da arma de fogo de uso individual. Além de simular situações importantes para o dia-a-dia operacional, sendo abordados temas como: posições e técnicas de tiro, solução de panes, técnicas de recarga tática, técnicas de deslocamento e instrução prática de tiro.
(com Assessoria)