Um novo golpe que está sendo aplicado em Botucatu demonstra a ousadia dos estelionatários bem como a inocência das vítimas que perderam dinheiro.
Segundo as informações que a reportagem do Agência14News teve acesso, neste golpe liga-se para a casa de um correntista de banco, informando que ele teve problema com clonagem do seu cartão. O golpista se passa por funcionário do banco informando que vai mandar uma pessoa na casa para pegar o cartão e senha para regularizar a situação.
A pessoa acaba entregando o cartão com a senha para o desconhecido que aparece em sua casa. Em seguida, todo dinheiro que estava na conta e até no cheque especial acaba sendo sacado.
Em Botucatu, uma das vítimas perdeu R$ 16.500,00 e a outra R$ 5.000,00. Elas moram nas regiões da Cecap e Vila Antártica.
As duas pessoas procuraram as delegacias da cidade e laboraram Boletim de Ocorrência. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil.
“Essas ligações foram feitas no telefone fixo das vítimas. Mas elas não tinham o bina. Existe muita inocência das pessoas acreditarem na história do estelionatário e ainda entregaram o cartão e senha. Se vão na casa buscar o cartão e a senha, esses golpistas são daqui da cidade. A polícia está investigando os casos, mas as pessoas devem ficar atentas em não entregarem o cartão ou senha para desconhecidos, senão fica muito fácil para os criminosos”, disse o delegado seccional de Botucatu, Antônio Soares da Costa Neto.
Golpes mais frequentes
-
Bilhete premiado (golpista diz que tem um bilhete premiado, mas por ser analfabeto não pode receber o valor, e tenta vender o bilhete à vítima).
-
Ganhou carro ou dinheiro de operadora de celular (Golpe é praticado por telefone e o estelionatário pede geralmente crédito no celular como regra para a pessoa retirar o “prêmio”).
-
Golpe do troco contra lojas (Golpista deixa o operador de caixa confuso pedindo que troque o dinheiro várias vezes, até ficar com a maior quantia).
-
Falsa promoção de canais de TV (Diz que a pessoa ganhou em uma promoção, mas pede dinheiro ou crédito de celular em troca).
-
Falso sequestro (Pessoa recebe ligação dizendo que um parente está sequestrado).
-
Falso acidente (Vítima recebe telefonema onde o golpista diz ser algum parente que sofreu acidente e precisa de dinheiro para pagar a batida ou o hospital).
CUIDADOS
-
Ao perceber que a ligação é de pessoa desconhecida desligue o telefone.
-
Se não pediu conserto ou serviços em casa não receba equipes de água, luz, telefone, e se for da Dengue veja o crachá. Na dúvida ligue para a secretaria da saúde ou à PM.
-
Em caso de falso sequestro ou de parente que teriam sofrido acidente, ligue para o familiar para saber se está tudo bem. Nunca deposite ou transfira dinheiro.
-
Se não estiver esperando visita evite atender o portão e tente saber quem está chamando sem se expor, pois pode ser um assalto.
-
Empresas e prestadoras de serviço não fazem visitas sem aviso prévio.
Sabesp também alerta sobre golpe
A Sabesp emitiu nota através de sua assessoria de imprensa informando que não realiza serviços sem aviso prévio e somente o faz mediante solicitação dos clientes.
A empresa esclarece também que não faz serviços nas instalações hidráulicas internas. E que nenhum serviço deve ser pago diretamente aos funcionários, orientados a não aceitar qualquer quantia que lhes seja oferecida.
A Companhia alerta ainda que os falsos funcionários costumam aplicar os golpes no horário comercial, pois consideram mais fácil convencer os empregados domésticos sobre a veracidade do serviço na ausência do proprietário do imóvel.
Em caso de atitudes ou procedimentos suspeitos, a orientação é para que o cliente entre em contato com a Central de Atendimento da Sabesp (195 ou 0800-0550195) ou ligue para a polícia.