A Guarda Civil Municipal (GCM) já registrou cerca de mil casos de veículo em estado de abandono, conforme prevê a Lei Municipal 5.442/2013, que foi implantada em Botucatu no início de 2014.
Os carros abandonados são notificados e os proprietários têm um prazo de 10 dias para providenciarem a remoção dos veículos, sob pena de terem o bem recolhido ao pátio, além de ter que arcar com o pagamento de multa no valor de R$ 200,00 e custos com guincho e diárias. Se o veículo não for retirado em 90 dias será leiloado e a arrecadação cobrirá os gastos.
Segundo o subcomandante da GCM, Weber Plácido Pimentel, a operação é realizada constantemente pela instituição. “Trata-se de uma questão de segurança, pois muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por bandidos para esconder entorpecentes e outros tipos de produtos ilícitos, além de ser uma questão de saúde, visto que acumulam água tornando-se possíveis criadouros para o mosquito da dengue. A ideia principal é deixar a cidade limpa e segura”, afirma.
“De acordo com a lei, a situação de abandono é caracterizada quando o veículo permanece estacionado no mesmo local da via ou logradouro público por mais de 15 dias consecutivos. O importante é que apenas 74 veículos foram recolhidos destes mil casos registrados, já que nos demais os carros foram retirados pelos próprios proprietários ou responsáveis”, explica Pimentel.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)