29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Audiência Pública debate tendências e atualização do plano diretor de turismo

No dia 29 de junho, foi realizada no Centro Receptivo do Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, a 1ª Audiência Pública, organizada pelo Conselho Municipal de Turismo-COMUTUR e Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu.

O encontro teve como pauta debater assuntos de interesse das categorias do Poder Público, iniciativa privada, associações civis organizadas e comunidade na atualização da minuta do Plano Diretor de Turismo.

Foram apresentadas as tendências do turismo no Brasil, Estados e Municípios como fonte de desenvolvimento econômico e social, além de números de empregos e de movimentação financeira oriundas do turismo.

Em se tratando do município de Botucatu, foi apresentado quanto às possibilidade existentes de turismo, tais como Turismo Náutico e Pesca na Hidrovia Tietê-Paraná (que integra um grande sistema de transporte intermodal, servindo os principais centros do Mercosul), Turismo de Estudos, Turismo Industrial, Turismo Religioso, Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo de Esportes, Turismo Ferroviário, Turismo Gastronômico, Turismo de Saúde, Turismo Rural, Turismo de Negócios e Turismo de Eventos.

Houve explicação sobre o trabalho participativo de atualização da minuta do Plano Diretor de Turismo-PDT, elaborado no ano de 2001 pela Universidade de São Paulo-USP, desenvolvido para o município e que necessita de atenção aos requisitos da Lei Estadual nº 1.261/2015, visando classificar e habilitar Botucatu como município de Interesse Turístico junto a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, possibilitando assim o recebimento de verba oriunda do Fundo DADETUR ao Fundo Municipal de Turismo para investir o importe anual de R$ 550 mil em infraestrutura turística relevante prevista no PDT.

Atualmente 20 cidades do Estado de São Paulo foram classificados e habilitados como Município de Interesse Turístico, sendo eles: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí.

As apresentações foram feitas pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Elias Marcelo Sleiman, pelo Secretário Adjunto de Turismo, Augusto César Tecchio, e pelo Presidente da Subcomissão do COMUTUR, Bruno João de Oliveira.

Participaram do encontro representante de hotéis, bares, restaurantes, shopping center, promotores de grandes eventos, associações, conselhos municipais, vereador e comunidade local.

Os encontros da Subcomissão do COMUTUR que discutem a atualização da minuta do PDT acontecem às quintas-feiras, das 18 às 21 horas, no 2º piso da Estação Ferroviária de Botucatu, sala da Secretaria Adjunta de Turismo.

As reuniões do COMUTUR acontecem toda primeira quinta-feira do mês, das 18 às 20 horas, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Maria Rosa Santiago, nº 152, próxima a rodoviária.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news 

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes