O primeiro mês analisado em 2017 sobre os números da segurança mostra que houve redução ou aumento de crimes na cidade de Botucatu.

Na comparação feita pelo site Agência14News no mês de janeiro de 2016 com 2017 é possível perceber redução de casos de lesão corporal por acidente de trânsito que caíram de 56 para 31 (pessoas feridas) e nos acidentes e furtos que recuaram de 111 para 100 casos. 

Houve aumento em crimes como morte no trânsito que passou de nenhum para 1 caso, lesão corporal dolosa (agressão) de 41 para 42 no mesmo mês, estupro que passou de 3 ocorrências para 8 (sendo 5 estupros contra adultos e 3 de vulneráveis – geralmente crianças ou deficientes – onde agora existe mais essa subdivisão nos crimes sexuais); e os roubos que aumentaram de 9 para 10 casos. Homicídio doloso também passou de 0 para 1 ocorrência. O furto de veículo passou de 4 para 8 regristos.

Já mantiveram os mesmos números os índices de tentativa de homicídio com 1 caso no começo dos 2 anos.

Em 2017 ficaram no zero casos específicos como de homicídio doloso, além dos itens – número de vítimas de homicídio doloso, além de número de vítimas de homicídio doloso por acidente de trânsito, homicídio culposo, lesão corporal seguida de morte, lesão corporal culposa – outras, número de vítimas de latrocínio, roubo de veículo, roubo a banco e roubo de carga, todos zerados.

Sobre a produtividade policial, tráfico de drogas caiu de 20 para 13 casos na comparação entre janeiro de 2016 para o mesmo mês de 2017, flagrantes em geral que caíram de 37 para 35, menores apreendidos reduziu de 13 para 12, e prisões de maiores de idade que aumentaram de 75 para 89. Inquéritos instaurados aumentaram de 87 para 134.

Os números foram analisados com base nos boletins de ocorrência registrados nas delegacias da Polícia Civil e que são atendidos em ações das forças de segurança que envolvem as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal.

(Do Agência14News)