23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

CPP: 109 presos foram capturados e 53 continuam foragidos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou às 11h45 desta quarta-feira (25) que até o presente momento foram apreendidos 109 dos 152 presidiários que fugiram durante rebelião registrada no presídio de Bauru.

“Informamos também que está previsto a remoção de presos para outras unidades de regime semiaberto, mediante a necessidade de adequação da população, visto que diante dos atos de subversão à ordem e segurança ocorridos no dia de hoje, parte dos alojamentos deverão ser desativados. O restante da população será abrigada nos alojamentos que não sofreram avarias ou que foram pouco danificados. Todos os presos envolvidos no episódio e os apreendidos regredirão ao regime fechado”, informa a assessoria da SAP.  

O tumulto de ontem, 24, aconteceu durante revista de rotina.  O incidente iniciou-se após um Agente de Segurança Penitenciária ter surpreendido um preso se comunicando através de celular. 

A situação, diz a SAP, foi rapidamente controlada pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), enquanto que a Polícia Militar atua na recaptura dos evadidos. Não houve reféns. Todos os presos envolvidos no episódio e os apreendidos regredirão ao regime fechado.  

Por motivos de segurança, a SAP não fornece informações sobre transferências. 

Ressalvamos que as unidades de regime semiaberto, conforme determina a legislação brasileira, não dispõem de muralhas nem segurança armada, sendo cercada por alambrados. A permanência do preso nesse regime se dá mais pelo senso de autodisciplina do preso do que a mecanismos de contenção. Os presos que cumprem a pena em regime semiaberto podem obter permissão para trabalhar e estudar fora da unidade penal e pela Lei de Execução Penal poderão visitar os familiares em cinco ocasiões do ano”, informa a assessoria da SAP. 

O CPP III é o antigo Instituto Penal Agrícola de Bauru e está localizado numa área, do tipo fazenda, de 240 alqueires. Hoje, 208 presos trabalham fora da unidade, exercendo atividades externas, outros 65 em empresas dentro da unidade e  358 trabalham em atividades de manutenção do próprio presídio”. 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes