2 de maio de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Casal é preso por maus-tratos a animais na Vl. Jardim; foram 4 pessoas autuadas no mesmo dia

Um casal, mulher de 24 anos e um homem de 39, foi preso por volta das 12h30 desta sexta-feira (20/1), na Vila Jardim, em Botucatu, acusado de maus-tratos a animais.

Esse foi o segundo flagrante no mesmo dia porque a polícia pela manhã localizou, na Vila Nossa Senhora de Fátima, situação parecida, onde o fato foi apurado, após uma denúncia levada à vereadora Erika Da Liga do Bem.

Nesse caso da Vila Jardim, o policial civil do Departamento de Proteção Animal (DEPA) informou que foi inicialmente apurar denúncia de maus-tratos contra três cães.

Lá chegando, constatou-se a veracidade da informação, pois no endereço foram encontrados três cachorros sem raça definida, em estado de abandono, sendo uma fêmea e dois machos.

Em relação às condições do local onde os animais eram mantidos e o seu estado de saúde, uma médica veterinária que acompanhou as buscas constatou existir fezes espalhadas, inclusive diarreicas e que, clinicamente, os cães estavam desnutridos, não tinham acesso a alimentação e a água era em quantidade insuficiente.

Os cães ainda apresentavam lesões, infestação de carrapatos e estavam sendo mantidos em condições ambientais causando a proliferação de microrganismos nocivos.

Ainda segundo a avaliação da médica veterinária, as condições em que os cães estavam sendo mantidos causavam estresse aos animais.

Segundo a polícia, “ao abandonarem os animais nessas condições, os indiciados, como tutores, também estavam deixando de buscar a devida assistência médico veterinária. A veterinária que avaliou os animais, concluiu que todos estavam sendo vítimas de maus-tratos. Diante disso, o condutor deu voz de prisão aos indiciados e os conduziu até esta unidade policial para as providências de polícia judiciária cabíveis”.

Dessa forma, a autoridade policial tipificou a conduta dos indiciados como a prevista no artigo 32, § 1º-A, da Lei n. 9.605/1998, delito este inafiançável, determinando o encaminhamento da indiciada e marido, respectivamente, às cadeias públicas de Cesário Lange e Itatinga.

Os animais foram apreendidos e ficou sob a responsabilidade do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes