Bandidos invadiram a agência da Caixa Econômica Federal e houve intensa sequência de tiros e explosões por volta da 1h30 desta quarta-feira (11), em Botucatu (SP).
Os criminosos teriam usado drone para planejar toda a ação. As ruas ficaram fechadas e motoristas tiveram que voltar na contramão na avenida Dom Lúcio.
Moradores ficaram assustados tamanho o barulho dos tiros que permaneceram no centro da cidade. Quem passava de carro foi obrigado a parar e ficou refém de homens armados de metralhadoras.
Aproximadamente 15 pessoas tiveram que subir a avenida Dom Lúcio sob a mira dos criminosos que estavam com as metralhadora e máscaras.
Lojas do entorno tiveram vidros quebrados e marcas de tiros de grosso calibre nas paredes.
De acordo com as primeiras informações os bandidos levaram joias do local, mas o levantamento continuava sendo feito pela polícia. Foi depois confirmado o roubo das joias, ma so valor não chegou a ser divulgado. Para levar esse material, os bandidos explodiram um cofre e a agência ficou destruída.
Do lado de fora dava para ver os danos em vidros laterais da agência e também nas portas da frente que foram praticamente arrancadas com tiros.
Apesar do tiroteio ninguém se feriu. Os bandidos que estariam em 4 veículos conseguiram fugir.
Um carro usado no crime foi encontrado na manhã de quarta-feira na SP 191 – Rodovia Geraldo Pereira de Barros. O veículo tinha um furo no vidro para atirar contra a polícia em caso de perseguição.
No meio de toda a confusão ainda houve – talvez por outro grupo – uma confusão com furto de produtos de uma loja de rede da Amando de Barros para despistar a polícia ou por outro grupo para aproveitar-se da situação instalada no banco onde a polícia estava.
Um helicóptero da Polícia Militar fez buscas na cidade e área rural. O prefeito Mário Pardini e as forças de seguirança fizeram reunião de emergência no prédio do Executivo para analisar o fato.
Na sede da PM (12 Batalhão) houve coletiva à imprensa com a Segurança Municipal e a Polícia Civil onde foi divulgado que o local foi periciado pelo Estado e as informações serão repassadas à Polícia Federal que cuida da apuração com apoio da Civil.
Os clientes tiveram que procurar casas lotéricas e as agências da Av. Vital Brasil e Major Matheus para serviços de saques, depósitos e demais serviços.
A polícia diz que houve ação rápida dos bandidos com troca de tiros. Já moradores e reféns disseram que não perceberam tiros por parte da polícia e que a estratégia teria sido de evitar aproximação de mais vítimas com seus carros, pois poderiam ser feitas reféns. Sabendo que existiam pessoas sob a mira de armas, a polícia ficou à distância. Teria ocorrido troca de tiros perto da Pinacoteca.
A Avenida Dom Lúcio ficou sem energia durante o dia para a troca de um transformador e de lâmpadas que foram alvo de tiros. O trânsito ficou lento durante os trabalhos com interdição no trecho de subida.
Vizinhos disseram estar assustados com a situação. Um deles que usa marcapasso quase passou mal. Outro ao lado diz que os bandidos se mostravam bastante tranquilos e riam durante a ação que teve muito tiro de metralhadora contra imóveis, postes e para o alto.
NOTA DA CAIXA FEDERAL
“À Agência 14News – Prezado Cristiano, A CAIXA esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes. O banco ressalta que as imagens das câmeras de segurança já estão sendo enviadas à polícia. A CAIXA esclarece que o clientes poderão realizar as operações bancárias nas Agências Vital Brasil e a Vila dos Lavradores, ou ainda nas 10 unidades lotéricas da cidade”. Atenciosamente, Assessoria de Imprensa da CAIXA Regional Bauru”.
(do 14News).
Frente da agência após o ataque:
Tiros em frente de casa próximo a banco:
Morador de prédio registra tiros:
Ação dos bandidos
Pessoas sendo feitas reféns
Quadrilha na rua
Tiros na rua
Ação dos bandidos.
Estragos no banco