O Projeto Calorias que Somam realizou nesta sexta-feira, 28 de março de 2025, a entrega de duas salas e equipamentos para a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Botucatu.
O projeto consiste em realizar um desafio de longos percursos e durante esse esforço dos atletas as pessoas são convidadas a ajudar doando valores que são destinados a causas sociais.
O último desafio dos idealizadores Clarita Balestrin e Raphael Martignoni foi pedalar de Ouro Preto (MG) até Parati (RJ) no Caminho Velho da Estrada Real. O trajeto de 710 quilômetros foi feito de 1 a 8 de dezembro de 2024. A arrecadação alcançou 170 mil reais. A ação foi divulgada pelo 14News.
A APAE conseguiu com as doações abrir uma sala “Espaço Acolhedor” para gerenciamento de crises. E ainda outra sala para alunos com mais de 30 anos para atividades diárias com poltronas confortáveis, ar condicionado, televisor, notebooks e equipamento de som, melhorando salas existentes.
HCFMB
O Hospital das Clínicas recebeu dois equipamentos que irão impactar a vida de muitos pacientes:
– Um aparelho e-light para o setor de Radioterapia, que irá aliviar os efeitos colaterais do tratamento e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.
– Um eletroencefalógrafo para a Neonatologia, ajudando na monitorização e diagnóstico de recém-nascidos em situações delicadas.

RESIDÊNCIA INCLUSIVA
Também houve ajuda para a Residência Inclusiva de Botucatu, um espaço que acolhe com muito carinho e dedicação adultos com deficiência, física e intelectual, em situação de vulnerabilidade. Itens doados:
Uma cadeira de rodas adaptada, pensada especialmente para um dos usuários da casa;
🔹 Uma cadeira de rodas para banho, que garante mais autonomia e conforto no cuidado diário;
🔹 Materiais para estímulo motor e fortalecimento, como bola de pilates e elásticos de exercício;
🔹 Um filtro de água com refrigeração, garantindo acesso à água fresca e de qualidade;
🔹 E um processador de alimentos, que vai facilitar o preparo das refeições no dia a dia.

