Nesta semana quando se comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Motoclube Clube Lokas MC realizou uma ação para convidar pessoas a também ajudar o Hemocentro.
No sábado (15/6), motociclistas e as pessoas eram abordadas na Rua Amando de Barros onde os integrantes do moto clube falavam sobre a importância desse tipo de ação.
Várias pessoas abordadas mostraram interesse em se tornarem doadoras após esse convite que foi acompanhado de adesivos, panfletos e um pirulito no formato de coração.
SAIBA MAIS SOBRE ESSA DATA
Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O sangue é essencial para tratamentos, intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.
O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) tem números que evidenciam o importante trabalho de coleta de sangue com doadores. No primeiro quadrimestre de 2024, entre coletas externas e no próprio Hemocentro, foram 4.426 bolsas de sangue coletadas.
Quando uma bolsa de sangue é coletada, há uma separação dos componentes do sangue. Por isso se diz que uma bolsa pode salvar até quatro vidas, pois são quatro os componentes em processamento, quais sejam: concentrado de hemácias e plaquetas, plasma e crioprecipitado (fonte concentrada de algumas proteínas plasmáticas).
Cada paciente recebe os componentes do sangue de acordo com sua necessidade. Há pacientes que recebem apenas o plasma, outros que receberão apenas plaquetas e assim sucessivamente. Por isso, das 4.426 bolsas de sangue coletadas, foram processadas 9.377.
Com isso, o Hemocentro do HCFMB consegue utilizar parte destes estoques no próprio Hospital e uma parcela é destinada à agências e hospitais da região. Especificamente neste primeiro quadrimestre de 2024, 6.657 bolsas de sangue foram destinadas a serviços de saúde da região.
Para o Diretor do Hemocentro do HCFMB, Cláudio Lucas Miranda, o desafio atual é captar novos doadores. “O mais complicado talvez seja sensibilizar novas pessoas. É necessário desconstruir alguns estigmas, como: vou passar mal, vou ficar com a anemia se eu doar, etc”, lembra.
Seja doador de sangue!
Para se tornar um doador, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como:
- Estar em boa saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização dos responsáveis).
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Estar descansado e alimentado no momento da doação.
- Antes da doação, é feita uma triagem para avaliar a aptidão do doador, garantindo a segurança e a qualidade do sangue coletado.
Hemocentro do HCFMB
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30| Sábado das 7h às 12h.
Câmpus da Unesp Botucatu, em Rubião Júnior (6° Andar – Prédio dos Ambulatórios de Especialidades).
Contato: (14) 3811-6041, ramal 225.
WhatsApp: (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.