19 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Exposição retrata dia a dia do trabalho dos bombeiros

Exposicao no Centro de Atendimento ao Turista na Praca dos 3 Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela.

Delicadeza e sensibilidade obtidas por meio da transparência de cores, que, na maioria das vezes, são suaves. Essas são algumas das características da pintura em aquarela. Mas, para transmitir a emoção e a força do trabalho executado pelos bombeiros de Brasília, a artista por paixão, Luiza Aguirre, teve de subverter alguns desses conceitos. Em vez de cores delicadas, os tons são quentes, como o vermelho e o alaranjado. Em vez de pequenas telas, as obras são grandiosas. Tudo para retratar, em 50 quadros, o dia a dia de profissionais que têm como rotina a vida e a morte.


Exposicao no Centro de Atendimento ao Turista na Praca dos 3 Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela.
-Exposição no Centro de Atendimento ao Turista na Praça dos Três Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela. – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O fruto de dois anos de trabalho da médica que se tornou artista plástica pode ser conferido na exposição CBMDF: Ação e Arte. A mostra vai até o dia 16 e faz parte da programação especial em comemoração aos 61 anos de Brasília.  

Nas obras, o público pode conferir um pouco do cotidiano dos militares do Corpo de Bombeiros: ações de resgate, a tragédia em Brumadinho e até o trabalho de auxílio na doação de leite materno (os bombeiros são alguns dos responsáveis pela coleta do leite).  “Procurei colocar a minha emoção e a força e coragem desses militares nessas pinturas. Quem vê essa exposição vê um desfile de coragem, desprendimento, ajuda e civilidade”, revela a artista.

Exposicao no Centro de Atendimento ao Turista na Praca dos 3 Poderes, mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela.
Exposição mostra rotina dos bombeiros pintada em aquarela. – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“É uma honra ver o trabalho da nossa corporação em um local tão simbólico para a capital do país. A exposição apresenta ao público aquarelas figurativas nas quais evidencia a luta diária dos bombeiros e bombeiras que atuam no CBMDF. A artista conseguiu representá-la com beleza e poesia”, avalia o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), coronel Willian Augusto Ferreira Bomfim.

Visitas

A mostra está sendo realizada no  Centro de Atendimento ao Turista Casa de Chá na Praça dos Três Poderes. Quem quiser conferir a exposição pode ficar tranquilo. Todos os protocolos de segurança de prevenção à covid-19, definidos em decreto pelo Governo do Distrito Federal, são adotados nas visitações. Entre eles, o uso obrigatório de máscara facial e de álcool em gel, bem como o distanciamento com acesso limitado. (Da Agência Brasil).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes