A Dona Norma Cleoffe Stumpo da Silva que é voluntária cuidando de uma Praça do Jardim Paraíso, em Botucatu, recebeu homenagem do prefeito Mário Pardini pelo seu espírito comunitário. Mesmo com 85 anos ela cuida com carinho e enfeita o espaço em datas especiais como no Natal. Ela foi funcionária do Hospital que foi reformado e inaugurado. Foi casada com ferroviário que faleceu.
HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL
Neste ano, uma moção foi aprovada pelos vereadores falando também sobre a iniciativa da dona Norma:
MOÇÃO Nº. 135
SESSÃO ORDINÁRIA DE 7/10/2024
Excelentíssimo Senhor Presidente Da Câmara Municipal:
Esta Moção de Aplausos, que apresento nesta Casa Legislativa, tem a intenção principal de destacar e felicitar uma grande e querida botucatuense, que cumpre com maestria e muito amor um trabalho voluntário importante, sem qualquer tipo de remuneração ou outra vantagem pessoal, com o objetivo único de contribuir com a natureza e com as belezas naturais e culturais de nossa cidade, de cuidar literalmente dos espaços públicos no entorno de sua vizinhança, despertando orgulho e exemplo junto aos seus vizinhos e para muitas outros botucatuenses: a senhora Norma Cleoffe Stumpo da Silva.
Todos nós sabemos que o trabalho voluntário é importante para a sociedade por vários motivos, incluindo questões relacionadas ao fortalecimento de laços comunitários, inclusão social, por ser uma ferramenta de transformação social, consciência e exemplo sociais, empatia e amor pelo próximo, ampliação da visão de mundo das pessoas, contribuição social e econômica para as cidades, entre outras questões relevantes afins.
Dona Norma é “botucatuense da gema”; ela está com exatos 85 anos de idade, tendo sido casada com o senhor Lupércio da Silva, ferroviário aposentado que, infelizmente, faleceu em maio do ano passado; essa linda união trouxe três filhos, seus grandes orgulhos: Sérgio (conhecido na cidade como John), Sheila e Soraya.
Há mais de 25 anos Dona Norma cuida voluntariamente e com amor incondicional da pracinha existente no cruzamento da Avenida Raphael Laurindo com a Rua Dr. Edmundo Araújo de Oliveira e também de boa parte do canteiro central da Avenida Raphael Laurindo, nas imediações do futuro Hospital Municipal.
Quem passa pelo local fica deslumbrado com a arrumação e beleza dessas áreas, contemplando bancos pintados, mensagens de boas-vindas, flores e jardinagem sempre bem cuidadas se completando, limpeza e arrumação exemplares, sem falar nas épocas de final de ano, quando nos deliciamos com uma decoração natalina impecável, contando com iluminação especial, boneco do Papai Noel e outras atrações que são muito apreciadas pelas crianças e adultos.
Dona Norma explica que essa sua paixão foi despertada no final do ano de 1999, há quase 25 anos, quando, ao voltar do supermercado com sua filha Soraya, ela se sentiu incomodada com o matagal que ficava em frente à sua casa. Ela resolveu percorrer a vizinhança pedindo ajuda para plantar algumas flores e enfeitar a entrada do bairro. No início contou com o apoio de alguns moradores, porém por pouco tempo. Ainda assim, ela não desistiu e resolveu utilizar parte do seu ordenado para custear a manutenção da praça.
[Parte integrante da Moção nº 135/2024]
Muitas foram as vezes que recorria às suas economias domésticas para comprar esterco, adubo, flores, utensílios de jardinagem e outros insumos para manter os locais sempre bonitos.
Teve ajuda de grandes amigos durante boa parte dessa trajetória, como por exemplo a ajuda e participação de seu jardineiro e amigo Adão (‘in memoriam’), que por cerca de 14 anos foi um parceiro dedicado, como também de outro amigo, de nome Francisco, que também a ajudou bastante na lida e nos afazeres, quase que diários.
É fato que os canteiros e a pracinha citada neste documento, do Jardim Paraíso, sempre estão bem cuidados, com bancos pintados e mensagens de boas-vindas; que as pessoas que passam por esses locais sempre ficam alegres com o clima oferecido por aquele ambiente montado como uma “eterna primavera”, repleto de paz e alegrias, tudo feito com muita dedicação, capricho e amor, por uma senhora super feliz, moradora do bairro a quase 54 anos, protagonista maior desta simples honraria legislativa.
Dona Norma lembra com carinho da ajuda que tem de um empresário em especial, de muitas pessoas que a ajudaram direta ou indiretamente e também da Prefeitura Municipal, apoiando na manutenção dos locais ou para enfeitar a pracinha no final de ano. Ela faz questão de relatar que guarda todos os enfeites em um quarto de sua casa, e que é ela mesma quem confecciona o Papai Noel que fica exposto no local.
Importante ressaltar também que a Dona Norma já recebeu três Moções desta Casa Legislativa, nos anos de 2013, 2015 e 2018, tendo ainda recebido o “Prêmio Solutudo Vidas que Encantam”, criado com o objetivo de premiar as histórias inspiradoras de personagens botucatuenses que fizeram diferença na cidade dos bons ares e das boas escolas, principalmente com ações de cidadania. Ela exibe ainda, com muito orgulho, uma placa de agradecimentos entregue pelo Poder Executivo, pelos seus serviços voluntários e por todo o cuidado e carinho que tem pela nossa querida Botucatu.
Dona Norma faz questão de dizer, com muito orgulho e sensibilidade: “Esse local que cuido é minha vida. Quando acordo, a primeira coisa que faço é ver se está tudo em ordem e logo em seguida, rego as flores e sempre compro novas flores para enfeitar ainda mais o nosso jardim”. Uma mensagem para ficar em nossos corações, muito inspiradora e reflexiva, quase que convidando todas as demais pessoas a realizarem trabalhos voluntários, com a certeza de que a reciprocidade de energias e coisas positivas são certezas que recebemos, que ganhamos muito mais do que doamos ou fazemos.
[Parte integrante da Moção nº 135/2024]
É dever do Poder Público reconhecer e exaltar entidades, empresas, pessoas e/ou profissionais que colaboram com assuntos relevantes para nossa sociedade, prezando pelo bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, do nosso meio ambiente e para uma sociedade mais justa e inclusiva, com muita representatividade, relevância e protagonismo.
Assim, APRESENTAMOS à Mesa, depois das considerações do Plenário, MOÇÃO DE APLAUSOS à senhora NORMA CLEOFFE STUMPO DA SILVA, pela dedicação e empenho em cuidar e embelezar voluntariamente o canteiro central no início da Avenida Professor Raphael Laurindo e a área verde existente no cruzamento com a Rua Dr. Edmundo Araújo de Oliveira, no Jardim Paraiso, dedicando seu tempo para o cuidado das flores, arranjos, enfeites natalinos e mensagens motivacionais, sendo exemplo e inspiração para uma cidade melhor.
Plenário “Ver. Laurindo Ezidoro Jaqueta”, 7 de outubro de 2024.
Vereador Autor SILVIO
PSD
Apoio: ABELARDO WANDERLINO DA COSTA NETO, ALESSANDRA LUCCHESI DE OLIVEIRA, ANDRE ROGERIO BARBOSA, ANTONIO CARLOS VAZ DE ALMEIDA, CLÁUDIA MARIA GABRIEL, ELIAS MARCELO SLEIMAN, ERIKA CRISTINA LIAO TIAGO, LAUDO GOMES DA SILVA, RODRIGO RODRIGUES, ROSELI ANTUNES DA SILVA IELO.
Em 2018, a Dona Norma também foi lembrada pela então vereadora Jamila Cury.