O clima natalino intensifica os gestos de solidariedade e esperança. Foi deste modo que o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou uma ação no sábado, 21, no Shopping Park Botucatu.
A coleta externa recebeu 70 doadores e 55 bolsas de sangue foram coletadas, contribuindo para a manutenção dos estoques do Hemocentro para salvar vidas. Além dos colaboradores do Hemocentro, a ação contou com o apoio de alunos de Enfermagem.
O auxiliar de logística Luiz Carlos Lucas Junior, de Botucatu, foi um dos primeiros a chegar no Shopping para fazer a sua doação, gesto que ele repete, com frequência, desde os 18 anos. “Procuro estar sempre fazendo a minha parte para ajudar as pessoas que tanto precisam. Fazer o bem é muito importante”.
Enfermeira técnica responsável pelo setor de coleta do Hemocentro do HCFMB, Alba Cristina Albano comentou a iniciativa. “Cada gota de sangue doada é uma semente de vida que floresce no coração de alguém. Ser doador é ser um herói anônimo que espalha esperança e amor ao próximo. Não é só o sangue doado, mas sim a alegria no rosto de quem recebe vida. Doar faz bem à humanidade, é um ato de amor e solidariedade”.
Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH; ter boa saúde; pesar mais que 50kg; não estar em jejum; dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação e ter entre 18 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos. A doação de candidatos com idade entre 16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável legal e ambos portando documento original com foto. (Com assessoria do HCFMB).