Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado em 25 de novembro, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) promoveu uma recepção diferenciada, acolhedora e lúdica aos doadores de sangue que estiveram presentes no Serviço no último sábado, 23.
Na ocasião, diferentes grupos de pessoas puderam participar do importante gesto que salva vidas. Profissionais da Eucatex, moradores da cidade de Barão de Antonina e integrantes do grupo Insanos Moto Clube foram alguns que participaram da iniciativa.
Durante toda manhã de sábado foram coletadas 60 bolsas de sangue. A ação teve continuidade no dia 25 e, somados os dois dias, foram 134 bolsas coletadas.
“Quem tiver a oportunidade e possibilidade de ir ao Hemocentro, será um prazer recebê-los para que possa fazer essa doação e com isso salvar muitas vidas”, diz o Diretor do Hemocentro do HCFMB, Cláudio Lucas Miranda.
A ação promovida pelo Hemocentro permitiu que os doadores recebessem informações sobre os componentes sanguíneos e o papel de cada um e, após as doações, os doadores receberam brindes confeccionados pela equipe.
Doadores
José Moacir de Melo é morador de Barão de Antonina, SP. Hoje, em virtude da idade, ele não pode mais realizar a doação de sangue, contudo foi um dos articuladores que mobilizou aproximadamente 20 pessoas de sua cidade para participar da doação no último sábado.
“Vou para a casa dos outros e insisto para as pessoas explicando que é necessário doar para ajudar quem está doente”, lembra Melo.
Ainda segundo Melo, ele começou a doar sangue em 1978 e o fez durante todo o período da vida em que lhe foi permitido realizar o gesto.
Pela primeira vez no Hemocentro, o jovem Fernando de Lima Rodrigues, 20 anos, veio com um grupo de amigos do trabalho (Eucatex) para debutar na doação de sangue.
Segundo ele, a doação foi tranqüila e a partir de agora a ideia é dar continuidade na prática deste gesto que possibilita salvar vidas.
Quem pode doar?
Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH; ter boa saúde; pesar mais que 50 kg; não estar em jejum; dormir ao menos seis horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação e ter entre 18 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos. A doação de candidatos com idade entre 16 e 17 anos será autorizada somente com a presença do responsável legal e ambos portando documento original com foto.
(Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa – GCIM HCFMB).