28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Veja as cidades do Estado de SP com casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde registrou nesta segunda-feira (2), 163 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Além dos sintomas respiratórios, os suspeitos têm histórico de viagem ou contato próximo com caso suspeito.

São Paulo também contabiliza 48 casos descartados, desde o início das notificações. Não há casos prováveis, atualmente. (confira abaixo explicações sobre a classificação de casos atualizada pelo Ministério)

O Estado de SP segue com dois casos confirmados de COVID-19. Ambos foram infectados na Itália e passaram por atendimento médico no Hospital Israelita Albert Einstein, na Capital.

Foram diagnosticados pelo serviço e, atualmente, estão em isolamento domiciliar, estáveis, sob monitoramento diário pela Secretaria Municipal de São Paulo.

A segunda confirmação ocorreu no sábado (29), e não altera a situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.

Conforme definido pelo Ministério da Saúde na mesma data, todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional, a saber: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará, e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, para investigação do Coronavírus. Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, que fez as confirmações iniciais de COVID-19 em dois pacientes na última semana, cumpre as exigências e seus resultados foram considerados finais.

Atualização dos critérios para classificação de casos

O Ministério da Saúde alterou os critérios para definição de casos suspeitos, prováveis e confirmados, devido à confirmação de COVID-19 no Brasil e ao cenário da doença no mundo.

Caso confirmado: a confirmação para COVID-19 poderá ser feita a partir do critério laboratorial, com resultado positivo por meio de RT-PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”), por laboratório reconhecido pelo Ministério para diagnóstico da doença.

Caso não seja possível a realização da análise, também poderá ocorrer confirmação pelo critério clínico-epidemiológico, ou seja, situações em que a pessoa teve contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, e apresentou febre e/ou qualquer sintoma respiratório, no intervalo de 14 dias após o último contato com o infectado.

Caso provável: aplica-se a uma pessoa que teve contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial e, além disso, apresentou febre e/ou qualquer sintoma respiratório dentro do período de 14 dias após o último contato com o paciente.

Caso suspeito: necessariamente, é preciso ter febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar), associada a uma das circunstâncias a seguir, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas: histórico de viagem para área com transmissão local definida pela OMS ou contato próximo de caso suspeito para COVID-19.

Combate às fake news

O Governo do Estado criou um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

Lista de casos suspeitos, por local de residência:

Local de residênciaNº 
RO – Alto Paraíso1
SP – Americana1
SP – Araraquara1
SP – Atibaia2
SP – Barretos2
SP – Barueri1
SP – Batatais1
SP – Bauru2
SP – Botucatu1
SP – Caieiras1
SP – Campinas11
SP – Charqueada1
SP – Cotia2
SP – Diadema1
SP – Franca1
SP – Garça2
SP – Guarulhos2
SP – Ibiúna2
SP – Itararé2
SP – Jundiaí1
SP – Lençóis Paulista3
SP – Mogi das Cruzes1
SP – Mogi Mirim2
SP – Osasco1
SP – Pederneiras1
SP – Piracicaba2
SP – Pirassununga1
SP – Praia Grande2
SP – Presidente Prudente1
SP – Ribeirão Preto4
SP – Santo André1
SP – Santópolis do Aguapeí1
SP – Santos4
SP – São Bernardo do Campo2
SP – São Caetano do Sul2
SP – São Carlos2
SP – São José do Rio Preto2
SP – São Paulo71
SP – São Roque1
SP – Sorocaba4
SP – Suzano2
SP – Taboão da Serra1
SP – Tietê1
SP – Valinhos2
SP – Vinhedo1
MT – Rondonópolis1
DF – Brasília1
Em investigação*8

*Município não especificado em sistema, em fase de investigação sobre o local de residência

VÍDEO:

Professor da Faculdade de Medicina do câmpus de Botucatu, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza é infectologista e epidemiologista e faz parte do recém-formado comitê de contingenciamento do Estado de São Paulo na área de controle e prevenção do coronavírus.

Por iniciativa da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador (CSST), da Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg) da Unesp, o professor Carlos Fortaleza foi convidado a responder questionamentos da comunidade universitária no programa “Unesp em Debate”, da TV Unesp. As perguntas foram enviadas das 12h de quarta-feira (26) às 18h de quinta-feira (27) e participaram 41 pessoas, de 18 câmpus diferentes da Unesp.

Na entrevista concedida à jornalista Mayra Ferreira (veja abaixo), o professor Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza rebateu boatos sobre a doença, comentou sobre o comportamento e o tratamento do novo vírus e também passou mensagens para evitar o alarmismo. “O SUS (Sistema Único de Saúde) brasileiro já foi bem testado com epidemias e tem funcionado bem”, afirma Carlos Fortaleza.

A produção da entrevista foi uma parceria entre Assessoria de Comunicação e Imprensa, TV Unesp e Rádio Unesp.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes