18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

SP vai exportar 550 mil doses da vacina Influenza para países asiáticos

O Governador João Doria anunciou, nesta sexta-feira (28), a exportação inédita de 550 mil doses da vacina Influenza para países da Ásia. A ação histórica está em fase final de tratativas entre Instituto Butantan e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao ser viabilizado, o acordo vai prever a destinação de 300 mil doses para a Mongólia e outras 250 mil doses para as Filipinas.

“São Paulo exporta, pela primeira vez na história, 550 mil doses da vacina contra a gripe para países asiáticos. É a primeira vez que isso acontece nos 119 anos do Instituto Butantan. A Organização Mundial de Saúde solicitou vacinas para a Mongólia e para as Filipinas. A solicitação da OMS consolida o instituto como uma das instituições mais importantes e respeitadas da produção de vacinas no mundo”, destacou o Governador João Doria.

O Instituto Butantan possui a maior fábrica de vacinas contra a gripe do Hemisfério Sul e, neste ano de 2020, bateu recorde de produção. Um total de 80 milhões de doses foram fornecidas ao Ministério da Saúde, para a campanha de vacinação realizada anualmente.

Para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a exportação para o continente asiático é um momento significativo a instituição: “Confirmando esta transação comercial, o Instituto Butantan se consolida ainda mais como uma das instituições mais importantes e referência na produção de imunizantes e soros ao redor do mundo”, destaca.

Coronavac

A vacina contra o coronavírus, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, vem se mostrando uma das mais promissoras no mundo. Confirmadas a segurança e a eficácia do imunizante, também poderá ser distribuído a outros países. “Já estamos em estágio avançado dos ensaios clínicos da vacina e, inclusive, em tratativas para o fornecimento a países da América Latina como Argentina, Peru, Colômbia e Chile”, reforça Dimas Covas.

A vacina utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outros imunizantes. Por isso, a expectativa do Instituto Butantan é de que a incorporação da Coronavac ao sistema de saúde ocorra com facilidade.

Dengue

O Instituto Butantan possui uma moderna fábrica de vacinas contra a dengue e está desenvolvendo o imunobiológico que deverá proteger contra os quatro sorotipos do vírus – em fase final de testes com 17 mil voluntários. Além disso, firmou parceria com a norte-americana MSD para a transferência de tecnologia da vacina tetravalente contra a dengue, o que corrobora a excelência internacional do instituto, ao colaborar mundialmente com o desenvolvimento de um imunizante para prevenir uma doença tropical presente em mais de 100 países.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes