A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo informou ao 14News que as obras da barragem de acumulação de água do Rio Pardo estão em andamento e, até o momento, já foram executados cerca de 10% do empreendimento.
“Nesta fase, os trabalhos estão concentrados nas escavações da fundação da barragem – na margem esquerda e vertedouro. A próxima etapa será o início da execução da barragem de terra na margem direita”, informou a empresa.
A represa ocupará uma área de 150 hectares e tem por finalidade armazenar água para atendimento das demandas de abastecimento público. A barragem terá a função de regularizar a vazão de água bruta do Rio Pardo a um patamar de 800 litros por segundo, sendo que a necessidade de consumo para a população de Botucatu é de 520 l/s.
O investimento será de R$ 44,3 milhões e a previsão é que os trabalhos para a construção da barragem sejam concluídos no primeiro semestre de 2022, com entrada em operação – após o período de enchimento -, até o final de 2023. A construção da barragem vai ampliar a segurança hídrica de Botucatu pelas próximas décadas.