29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto de Enfermagem da FMB leva saúde às escolas

O projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) denominado “Projeto Universidade, Educação e Saúde: parceria com prefeitura para promoção da saúde nas escolas” tem rendido bons frutos desde sua criação, em 2013.

A conclusão veio de uma reunião realizada no dia 30 de novembro na cidade de São Manuel, onde a iniciativa é desenvolvida. O encontro contou com a presença dos representantes do projeto e dos diretores municipais da educação e saúde de São Manuel, Luciano Giacoia e Sirley Justo, respectivamente.

“Nessa oportunidade houve avaliação do trabalho e divulgação das publicações que visaram orientar profissionais da educação e da saúde no atendimento dos escolares em situações que afetam a saúde dos estudantes. O projeto, construído coletivamente, representou uma parceria intersetorial e foi muito bem avaliada pelos diretores das escolas, os quais declararam que, após a realização da iniciativa, professores e funcionários apresentaram maior segurança para agir e abordar os alunos diante dos problemas de saúde, demonstrando o resultado concreto dessa ação”, explica a professora Carmen Maria Casquel Monti Juliani, coordenadora da ação.

O Projeto Universidade, Educação e Saúde: parceria com prefeitura para promoção da saúde nas escolas passou por diferentes fases:

Etapa 1 – realizar a sensibilização, atividade educativa dirigida a todos os professores e funcionários das escolas de ensino infantil e fundamental de São Manuel, com a participação de diretores e funcionários da saúde, realizando planejamento estratégico participativo; 
Etapa 2 – Oficinas de hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) nas escolas sobre as situações mais frequentes; 
Etapa 3 – realização do treinamento em laboratório da Unesp sobre obstrução de vias aéreas e corpo estranho (OVACE) para pessoas destacadas nas escolas; 
Etapa 4 – produção e compartilhamento de material impresso; 
Etapa 5 – produção e compartilhamento de material virtual;

Participam do projeto as professoras Carmen Maria Casquel Monti Juliani (coordenadora), Vera Tonete, Silvia Papini, Marli T. Cassamassimo Duarte, Cláudia Bronzato Luppi, Silmara Meneguim, Cassiana Fontes, Maria Helena Borgato, as enfermeiras Meire Novelli e Castro, Valéria Palhares e as alunas Natália Leite Rosa Mori (doutoranda) e Thainá Generalle (graduação em Enfermagem).

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes